Ampliar o conhecimento, estimular a criatividade, provocar a curiosidade de crianças e adolescentes para o mundo científico. Este é o objetivo da Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti 2007), que acontece até esta quinta-feira, dia 18, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, no município de Macaé.
E estas foram as reações das alunas da 6ª série, Lauana Gomes Luz, 13 anos, e Leilane Antônia Ferreira, 15 anos, surpreendidas com a maquete exposta no estande da Petrobras do projeto piloto de biodiesel. “Muito legal, porque eu não sabia que da mamona e girassol, por exemplo, eu poderia extrair biodiesel”, disse Lauana. “E dessa maneira parece que a gente aprende com mais facilidade”, acrescenta Leilane.
Na Cinemateca, os alunos puderam conhecer um pouco dos projetos ambientais da Petrobras na Bacia de Campos e em diversas cidades brasileiras, o que atentou os estudantes quanto à preservação da natureza. “Eu não sabia que em algumas épocas do ano o pescador não podia pescar. Foi muito bom aprender isso hoje através do filme”, conta Cristian Tavares da Silva, de 12 anos.
O professor universitário, João Elias da Silva, considerou a feira importante já que contribui para o desenvolvimento intelectual dos jovens, mas sentiu falta de uma participação mais efetiva das empresas. “Conhecer de perto projetos, como os apresentados no estande da Petrobras, é bastante relevante, pois incentiva as habilidades destes jovens”, analisou.
O gerente de Comunicação e Segurança de Informações da Petrobras na Bacia de Campos, Lincoln Weinhardt, destacou em seu discurso de abertura a satisfação da Petrobras em participar de um evento que promove o conhecimento. “Integrar a ciência com a juventude, certamente, é a garantia de um futuro promissor”, definiu.
Esta é a terceira edição da Femacti e conta com a participação de, aproximadamente, 200 grupos de instituições de ensino federal, estadual, municipal e particular. Os alunos apresentam trabalhos científicos que abordam assuntos como: água, aquecimento global, energia, poluição e saúde. Em paralelo são realizados workshops com temas relacionados a ciência e tecnologia. As atividades desta quinta-feira iniciam às 9h e terminam às 16h, com a cerimônia de encerramento.