Artesãs do Petrobras Bazar Social Itinerante expõem em Macaé

http://www.jornalorebate.com/88/DSC_6011.JPG http://www.jornalorebate.com/88/DSC_6017.JPG

Artesãs de comunidades atendidas pelos projetos sociais da Petrobras na Bacia de Campos irão expor seus trabalhos em mais uma empresa do setor de petróleo em Macaé, através do Bazar Social Itinerante. O Bazar, que é promovido pela Petrobras, estará aberto aos funcionários da empresa Weatherford, de três a cinco de outubro, com artigos como luminárias de fibra de coco, velas perfumadas, bandejas de mosaico, centros de mesa de papel reciclado, bijuterias com escamas de peixe, entre outros.
A Weatherford é a décima empresa a receber o Bazar Social desde abril deste ano, quando a Petrobras - que já tinha a prática de realizar bazares em suas dependências em Macaé - firmou parcerias com outras empresas da região, a fim de ampliar a divulgação dos trabalhos. Outra iniciativa que contribui para o aumento da visibilidade dos trabalhos foi o catálogo bilíngüe com os trabalhos das artesãs, elaborado pela Petrobras.
“Antes, elas não tinham lugares pré-definidos para expor. Com o Bazar e os catálogos, elas passaram a receber encomendas e, inclusive, diversos convites para expor em outros eventos ao longo do ano”, relata a integrante da equipe de Responsabilidade Social da Petrobras na Bacia de Campos e uma das responsáveis pelo projeto, Andrea Lopes. Segundo Andrea, além deste benefício, o Bazar Social Itinerante também contribui positivamente para o aumento da auto-estima das artesãs e da renda familiar. Ela conta ainda que, além de sediar o Bazar, outra contrapartida das empresas parceiras é a compra de salgadinhos preparados por mulheres da Benesca - projeto de beneficiamento de pescado realizado por comunidades pesqueiras de Macaé -, para consumo no coquetel de abertura do evento.
O Bazar faz parte das ações de Responsabilidade Social da Petrobras na região, contemplando as artesãs do Cooperdouro (Cooperativa de Artesãs do Bairro Matadouro em Campos dos Goytcazaes); do Recicla Cidadão (no Morro de São Jorge, em Macaé), do Programa Petrobras Mosaico (em Arraial do Cabo, São Francisco de Itabapoana e na Colônia de Pescadores Z-3, em Macaé); o Projeto Despertar Bacia de Campos (em Rio das Ostras); e o Projeto Arte de Fibra (em Quissamã).

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS