No cenário previsto, as equipes da Petrobras atuarão desde a plataforma P-38, unidade escolhida para a simulação, até a costa dos municípios, onde serão realizadas atividades de limpeza da praia, além de ações no mar, com apoio de embarcações e de aeronaves. Também será simulado o socorro a animais em risco.
A Petrobras realiza grandes simulados periodicamente em suas unidades. Os exercícios permitem treinar as equipes que atuam no controle de emergências, oportunidade que possibilita analisar procedimentos e preparar os funcionários para enfrentar situações críticas reais.
Neste evento, contaremos com a participação de órgãos externos como o Ibama (CGPEG e CGEMA), Marinha, ANP e Inea. As Prefeituras de Macaé e Cabo Frio têm sido parceiras nas questões de providências de interdição de ruas, patrulhamento de áreas costeiras, recursos humanos para a prestação de serviços como a guarda municipal ambiental e a Defesa Civil. Já a Prefeitura de Rio das Ostras disponibilizou a Vila Olímpica, para utilização como base da estrutura de recebimento de animais oleados da fauna marinha.