A Petrobras promoveu neste sábado (9), a primeira reunião do programa Rede Comunidade 2013, em Macaé. Cerca de 200 pessoas dos municípios de Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Carapebus participaram do evento, que neste ano trabalha com o tema “Diálogo para construir cidadania”. O principal objetivo do programa Rede Comunidade é manter a população informada sobre as atividades de exploração e produção de petróleo e gás da Petrobras na Bacia de Campos.
O coordenador do programa, Rubinei Rodrigues, avaliou como positiva esta primeira reunião do Rede Comunidade. “Conseguimos alcançar nosso objetivo, que é integrar cada vez mais a comunidade nas ações da companhia. Tivemos a participação de pescadores, estudantes, representantes do poder público e da sociedade civil. A comunidade foi muito bem representada“, avaliou.
A coordenadora da ONG Maré e representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Rio das Ostras, Lucimara Martins de Souza, aprovou a reunião. “Achei extremamente importante termos acesso às informações sobre a Petrobras. Fiquei feliz de poder saber mais sobre a questão do monitoramento das praias e sobre os programas voltados para a área ambiental”, afirmou.
Nas plenárias, foram debatidos os temas “Royalties: participação e controle social” e “Unidades de Conservação: uma questão de sustentabilidade”. Além das plenárias, os participantes do evento puderam conhecer mais sobre as atividades da companhia. Foram montados estandes sobre o Programa de Educação Ambiental da Petrobras, Controle de Emergência, Exploração, Produção, Logística e Gás e Energia.
O Rede Comunidade faz parte do Projeto de Comunicação Social Regional da Bacia de Campos e é o resultado de uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Este ano, mais duas reuniões públicas serão realizadas dentro do programa. A próxima será no dia 30 de novembro, em Búzios, no Hotel Atlântico Búzios. No dia sete de dezembro a reunião será em São João da Barra, no Sesc Grussaí.