Agroecologia e Desenvolvimento Rural da UFSCar

Inscrições abertas para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural da UFSCar

Curso de mestrado busca novas perspectivas em relação à produção de alimentos e agroecossistemas sustentáveis

Estão abertas, até o dia 15 de outubro, as inscrições para o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural (PPGADR) do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A iniciativa tem parceria da Embrapa Meio Ambiente. 

Desde a década de 50, a adoção em nível mundial do modelo de produção agrícola baseado em monoculturas de sementes melhoradas geneticamente e altamente exigentes em insumos agroquímicos tem provocado uma série de problemas sociais e ambientais no setor, bem como críticas em relação à qualidade nutricional dos alimentos e suas conseqüências para a saúde dos consumidores. Nesse sentido, o objetivo do PPGADR é a introdução de uma outra perspectiva em relação à produção de alimentos, além da avaliação de agroecossistemas sustentáveis baseados nos conceitos e ferramentas utilizadas pela Agroecologia, a qual incorpora as áreas de conhecimento da Ecologia, Agronomia, Economia e Sociologia, passando pelas questões relacionadas às estratégias alternativas de desenvolvimento rural e suas perspectivas políticas.

A prova escrita ocorre no dia 22 de outubro e as entrevistas no dia 26, na sede do PPGADR. Serão oferecidas 29 vagas para 2008. Podem candidatar-se portadores de diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento, desde que seu projeto de pesquisa esteja direcionado à área de concentração em Agroecologia e Desenvolvimento Rural e aborde os componentes sociais, econômicos ou ambientais, com aplicações, preferencialmente, para a Agricultura familiar e que esteja enquadrado na linha de pesquisa do orientador.

As inscrições devem ser feitas por meio de um requerimento em formulário próprio, disponível no site www.cca.ufscar.br/mestrado.htm, e os documentos exigidos enviados para Secretaria do PPGADR - CCA/UFSCar, Rodovia Anhanguera, km 174, Araras, SP, Caixa Postal 153, CEP 13600-970. Mais informações pelos telefones (19) 3543-2614 ou 3543-2615, ramal 2703, com Abner Gosmini, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS