Aulas de sobrevivência na selva e no mar e combate a incêndio fazem parte do Programa de Treinamento da Alliance Jet Táxi Aéreo, realizado anualmente.
Esse tipo de treinamento prevê a familiarização dos tripulantes com os equipamentos disponíveis em cada aeronave e técnicas de utilização destes recursos. Entre outras atividades, eles aprendem a identificar os tipos de classes de incêndio e a utilizar os extintores corretamente, além de exercitar o autocontrole e proteção respiratória na "Casa de Fumaça", espécie de labirinto que simula um incêndio - com fumaça e sem luz -, onde os pilotos têm 30 segundos para saírem.
Durante dois dias, os pilotos e funcionários da Alliance Jet se reuniram em um Centro de Treinamento para cumprir a carga horária de 16 horas, incluindo a parte teórica e prática, treinamento realizado nas melhores empresas aéreas do mundo. No local, são simuladas diversas situações de emergência que podem ocorrer em um vôo e se praticam a tomada de decisão, as ações imediatas e simultâneas a serem executadas após a evacuação da aeronave, utilização do kit de sobrevivência, equipamentos de flutuação individual e coletivos, cuidados gerais a serem tomados para sobrevivência no mar e possíveis perigos existentes.
Outro exercício é o de sobrevivência na selva, em que os tripulantes praticam condições possíveis de manutenção de vida em caso de um acidente. A partir daí, eles estudam quais são as recomendações para utilizar a aeronave como abrigo, escolher o local para acender o fogo, construir a fossa para detritos, preparar macas para transporte de feridos mesmo sem ter recursos (utilizando, por exemplo, peças de roupas e bambu) e identificar os tipos de vegetais que poderão ser utilizados como fonte de alimento.
“A legislação exige que as empresas de táxi aéreo cumpram os treinamentos de sobrevivência na selva e mar e simuladores de vôo (realizados nos Estados Unidos) a cada dois anos. Porém, nós, da Alliance Jet, oferecemos anualmente esses treinamentos aos nossos tripulantes visando à segurança de nossos passageiros e funcionários”, explica Marisa Ventura, responsável pelo setor de Treinamentos da Alliance Jet.
A Alliance, com sede em Sorocaba, interior de São Paulo, começou a atuar no mercado de aviação executiva em 2005 e, desde outubro de2006, opera como táxi aéreo. A companhia tem em sua frota os jatos Falcon 2000EX Easy e Citation CJ2 e um helicóptero Bell 430.