Como evitar que vibrações e ruídos de trens incomodem a vizinhança

IEME Brasil ajuda a evitar que o transporte urbano cause problemas secundários à população

Morar ou trabalhar próximo a linhas de trem e metrô pode ser um transtorno em função das vibrações e dos ruídos emitidos pela passagem dos veículos. A IEME Brasil Engenharia Consultiva é especialista em evitar que esse problema aconteça. A empresa atua em projetos que atenuam vibrações e ruídos no entorno das linhas férreas, e foi responsável por livrar de vibrações e ruídos 15 quilômetros da linha verde do metrô de São Paulo.
"O transporte urbano é de extrema importância para a população de uma cidade, mas nem por isso pode causar problemas secundários como a vibração que pode enfraquecer as estruturas e o ruído que incomoda a vizinhança", acredita Marco Juliani, diretor da IEME. O engenheiro explica que o problema pode ser evitado com planejamento.

A empresa desenvolveu o método Vibrações de Vias Permanentes - IEME Brasil (VVP-IEME), que utiliza técnicas experimentais, empíricas e teóricas para quantificar os efeitos produzidos pelo tráfego dos veículos sobre trilhos. No início do processo é realizado um mapeamento do entorno da linha de trem ou metrô para levantar os tipos de construções que existem na área.

Em seguida são feitas simulações para calcular a forma como essas construções serão afetadas pela circulação dos veículos. "Identificamos também os possíveis pontos notáveis, áreas que não podem ser afetadas por vibrações ou ruídos, como hospitais e teatros", explica Juliani. A IEME sugere então a aplicação de apoios nos pontos mais críticos da linha, um sistema de atenuação de vibrações chamado massa mola.

O sistema de apoio é composto por uma laje flutuante apoiada em bases elastoméricas, compostas por um material semelhante à borracha que propicia a redução de ruídos e vibrações. "O material adere bem a diversas superfícies, como aço, alumínio e concreto, é muito resistente e mantém suas propriedades inalteradas em temperaturas variando de 0 a 60°C", explica Juliani.

A IEME gerencia as obras de instalação dos apoios, e depois retorna aos pontos críticos para realizar testes práticos que verificam a eficácia do sistema antes que as linhas metro-ferroviárias comecem a operar.

Sobre a IEME Brasil
A IEME Brasil Engenharia Consultiva atua desde 1987 em gerenciamento e fiscalização de obras e empreendimentos; avaliação dinâmica de estruturas, como estádios esportivos, pontes e estações de trem e metrô; e elaboração de estudos e projetos de sistemas amortecedores para evitar vibrações e ruídos. www.iemebrasil.com.br.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS