Estudante do Amazonas é o vencedor da quinta edição do CONCURSO UNIVERSITÁRIO DE JORNALISMO CNN

Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro, estudante da Universidade Federal do Amazonas, vai ter a matéria exibida com destaque pela CNN International, além de conhecer os estúdios do canal nos EUA 

Com a matéria A Revolução no Processo de Juta e Malva, a respeito de como a tecnologia ajudou no processo de retirada da fibra de juta e malva, Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro, aluno da Universidade Federal do Amazonas, foi o grande vencedor da versão 2009 do CONCURSO UNIVERSITÁRIO DE JORNALISMO CNN. O concurso, que está atualmente em sua quinta edição, teve como tema O USO DA TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro terá sua matéria exibida na programação da CNN International, em data ainda a ser programada, além de ganhar uma viagem para conhecer a sede dos estúdios da CNN, na cidade norte-americana de Atlanta.
A vitória de Marcos Cesar foi anunciada nesta quarta-feira (12), durante evento realizado em São Paulo na feira de TV por assinatura ABTA. Além de executivos da Turner International do Brasil, jornalistas, clientes e figuras importantes do mercado, a premiação contou com uma outra presença muito especial: o âncora Larry King gravou uma mensagem especial em vídeo parabenizando os jovens estudantes por seu trabalho. 

Este ano, o concurso foi lançado em março pelo âncora da CNN International Jonathan Mann, apresentador dos programas Your World Today e Political Mann, que veio ao Brasil especialmente para o evento. Clara Vanali Alves Moreira, vencedora de 2008, considera a experiência fundamental para a formação dos novos profissionais. “Participei de reuniões de pauta e editorias, conheci os bastidores dos programas, conversei com os jornalistas, troquei contatos. Foi muito gratificante”, diz ela ao relatar o resultado de sua viagem, realizada no começo deste ano. “Levar o nome da CNN no meu currículo a partir de hoje vai ser muito importante”, completa.

Iniciativa da CNN International, com o apoio do Canal Futura, o CONCURSO UNIVERSITÁRIO DE JORNALISMO CNN teve seus finalistas julgados por um júri formado por Heródoto Barbeiro (TV Cultura e Rádio CBN), Marcelo Tas (Band e UOL), Lúcia Araujo (gerente-geral do Canal Futura) e âncoras da CNN International. Como o tema dos trabalhos envolvia a utilização de tecnologia, este ano a inscrição teve uma modificação significativa: os trabalhos foram inseridos na conta pessoal do participante no site YouTube (www.youtube.com) e o código de incorporação do vídeo (embed) então colocado no campo correspondente de cada ficha de inscrição.

“Os jovens jornalistas de hoje estão iniciando suas trajetórias profissionais num mundo em constante mutação, com novas formas de gerar e distribuir informação prestes a mudar todo o paradigma da comunicação. Não poderia haver momento mais empolgante para que uma empresa como a CNN International incentive novos talentos, ao mesmo tempo em que aprende e cresce junto com eles”, diz Eliane Munhoz, diretora de comunicação e marketing da Turner International do Brasil.

Confira os nomes dos finalistas e seus projetos:

1º Lugar
Nome: Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro
Cidade / Estado: Manaus, AM
Faculdade: Universidade Federal do Amazonas
Título da matéria: Revolução no Processo de Juta e Malva

2º Lugar
Nome: Eliane Cristina da Nóbrega
Cidade / Estado: João Pessoa, PB
Faculdade: Universidade Federal da Paraíba
Título da matéria: Construindo Sonhos

3º Lugar
Nome: Renan de Carvalho Gouveia
Cidade / Estado: Ribeirão Preto, SP
Faculdade: Universidade de Ribeirão Preto
Título da matéria: Alunos Encontram Desaparecidos na Internet

Os vídeos das matérias podem ser conferidos no site www.concursocnn.com.br.
 
CNN International é a única rede global a transmitir notícias 24 horas por dia, fazendo ampla cobertura jornalística por meio das 46 operações editoriais mundiais da CNN Worldwide. Programada especificamente para uma audiência global, a CNN International possui cinco sinais separados de satélite para a América Latina, Europa/Oriente Médio/África, Ásia/Pacífico, Sudeste Asiático e Estados Unidos. A CNN International pode ser vista em mais de 186 milhões de residências em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo, por meio de uma rede de 38 satélites.

http://edition.cnn.com/
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS