Serviço de táxis para transportar cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida já está em plena atividade no Rio de Janeiro
O Estado do Rio de Janeiro, é o primeiro do Brasil a possuir serviço de táxi especial para transportar cadeirantes e idosos que utilizam cadeira de rodas.
Inaugurado há pouco mais de 15 dias, o serviço tem a mesma tarifa dos táxis convencionais e pode ser acionado por telefone. O veículo escolhido foi o Fiat Doblò que possui estrutura técnica para este tipo de transformação, pois é o único que permite a instalação do Gás GNV, sem prejudicar a transformação.
A transformação feita nesses automóveis pela Technobras,empresa sediada em Betim, MG, utiliza o que existe de mais moderno e seguro na Europa, continente líder absoluto em acessibilidade e onde se tem os maiores investimentos financeiros e tecnólogicos do segmento.
Segundo Giovanni Spagnolo, diretor internacional da Technobras, " a maioria dos estados brasileiros não contempla o transporte para pessoas com deficiência e sequer desenvolve projetos urbanos, como calçadas e vias, que atendam a essa parcela da população, daí a necessidade de campanhas de conscientização na mídia. O portador deve também reclamar seus direitos junto aos órgãos responsáveis, ele tem o direito por Constituição de 'ir e vir', portanto é obrigação do Estado", completa o executivo.
O táxi especial, além de transportar o cadeirante com toda segurança e conforto exigidos pelos padrões internacionais e pelo Inmetro, possui também lugar para acompanhante e é guiado por motorista especializado no manuseio dos equipamentos e no auxílio total ao cadeirante.
Mais informações através do site www.technobras.com.br