Proibição de animais em circos mobiliza internautas e Ongs

Mais de uma centena de organizações não-governamentais e milhares de internautas têm se unido pela abolição do uso de animais em circos. Em apenas cinco dias os ativistas obtiveram 6.000 assinaturas em petição on line criada no último dia 23 (www.petitiononline.com/plcircos/). E o número não pára de crescer, colocando a petição em 6º lugar entre as TOP 10 de todo o mundo neste conhecido site de petições virtuais.

O documento, dirigido ao Congresso Nacional, conclama os deputados federais e senadores a aprovarem na íntegra o Substitutivo ao Projeto de Lei 7.291/2006, relatado pelo Deputado Federal Antônio Carlos Biffi (PT/MS) e que atualmente tramita na Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal.

Os ativistas questionam o uso de animais pelos circos e apontam os inúmeros danos causados aos animais, desde a privação de seus habitats até as violentas seções de adestramento para a execução de números em espetáculos. Outro problema relatado é o risco à população, com freqüentes ataques dentro e fora dos espetáculos e abandonos de leões e animais de outras espécies pelas cidades.

Um dos destinos para os animais resgatados dos circos ou por estes abandonados é o Rancho dos Gnomos (www.ranchodosgnomos.org.br), santuário ecológico localizado em Cotia/SP e que hoje abriga cerca de 500 animais. Segundo a diretora jurídica do santuário, Renata de Freitas Martins, "a crueldade cometida contra animais em circos é indubitável. Os animais que chegam de circos no Rancho dos Gnomos ficam com graves seqüelas para o resto de suas vidas. Alguns nem sobrevivem aos maus-tratos. Por isso, é essencial que finalmente tenhamos em prática uma lei que proíba definitivamente a presença e utilização de animais em circos, coadunando-se desta maneira valores éticos, morais e legais".

Exemplos destas agressões são o serramento de dentes e a retirada de unhas, além de espancamentos e cruzamentos entre irmãos que provocam danos neurológigos, como na leoa Harama, que fica permanentemente com a língua exposta. (fotos)

A mobilização na internet é intensa. No Orkut, a comunidade "Sou Contra Animais em Circos" (www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=561552), moderada pela médica veterinária e também ativista Andréa Lambert, reúne hoje mais de 75.000 membros.

Além da petição e da comunidade, 160 organizações são signatárias de uma moção que está sendo encaminhada ao deputado federal Alex Canziani, solicitando que o Rancho dos Gnomos, com 20 anos de experiência assistencial e jurídica diária a estes animais, seja chamado a compor a mesa de debates na audiência pública que ocorrerá no próximo dia 10 de julho para tratar do Projeto de Lei. Os defensores dos animais alegam que as indicações para a audiência até o momento não são paritárias e privilegiam os circenses, e que a presença de uma organização com este perfil é fundamental para esclarecer os deputados sobre o que acontece com os animais por trás das lonas dos circos.

Atualmente, cinco estados (RJ, SP, RS, PE e PB) e mais de sessenta cidades no país já proíbem o uso de animais em circos.


Contatos com imprensa:

Renata de Freitas Martins - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - (11) 9609-0714
Andréa Lambert - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - (21) 9632-8115

Substitutivo ao Projeto de Lei 7291/2006: www.camara.gov.br/sileg/MostrarIntegra.asp?CodTeor=544529

Para entender a questão dos animais em circos: www.sentiens.net/top/PA_TRI_renatamartins_0017_top.html

Fonte: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS