Curso a distância de Engenharia Ambiental da UFSCar abre vagas no Estado do Rio de Janeiro

As inscrições estão abertas até o dia 28 de janeiro. No total, são oferecidas 100 vagas para todo o Estado 

Até o dia 28 de janeiro de 2008 estão abertas as inscrições para o Vestibular 2008 para o curso a distância de Engenharia Ambiental oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Serão disponibilizadas 100 vagas para o Estado do Rio de Janeiro, distribuídas igualmente para as cidades de Iguaba Grande e São José do Vale do Rio Preto, que serão os Pólos de Apoio Presencial do curso - local que deverá ser frequentado pelos alunos em encontros presenciais.
As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, pela Internet, através do site da Vunesp (www.vunesp.com.br ), mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição e o pagamento de taxa de R$ 70, por meio de boleto bancário. No ato da inscrição, o candidato deverá optar pelo Pólo de Apoio Presencial e, se desejar, pelo ingresso por Reserva de Vagas.
A partir do dia 8 de fevereiro, a Vunesp disponibiliza na Internet a convocação para as provas, que ocorrerão em uma única fase, obrigatoriamente na cidade sede do pólo escolhido no ato da inscrição. A avaliação acontece no dia 24 de fevereiro, com conteúdos de conhecimentos gerais e redação.
Para os canditados que solicitaram isenção de taxa, a relação dos contemplados será divulgada no dia 21 de janeiro. A inscrição no processo seletivo para esse público deverá ser realizada entre os dias 22 e 28 de janeiro, também pela Internet.
O resultado será divulgado no dia 10 de março e as matrículas ocorrem nos dias 14 e 15 de março. O início das aulas está previsto para 31 de março de 2008.
Para o Vestibular 2008 dos cursos a distância, a UFSCar oferece 850 vagas distribuídas em quatro cursos (Engenharia Ambiental, Eduação Musical, Pedagogia e Sistemas de Informação). Os pólos de Apoio Presencial estão nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Bahia e Rio Grande do Sul.

Reserva de Vagas

O Vestibular 2008 para cursos a distância da UFSCar integra também o Programa de Ações Afirmativas da Universidade. Por meio do projeto, 20% das vagas de cada curso, em cada pólo, serão destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio na rede pública de ensino. Desse percentual, 35% das vagas serão ocupadas por alunos negros. O candidato deve optar, no ato da inscrição para o Processo Seletivo, pelo ingresso por reserva de vagas.

EaD na UFSCar

Esse será o segundo grupo dos cursos a distância da UFSCar. No segundo semestre de 2007 tiveram início as aulas para mais de 960 estudantes que estão matriculados em cinco cursos de graduação a distância, oferecidos em 11 pólos de apoio, localizados em 11 municípos dos Estados de São Paulo e Paraná.
Os cursos a distância da UFSCar são oferecidos a partir de uma parceria entre a Instituição, o município onde está situado o pólo de apoio e o Ministério da Educação. A Universidade Aberta do Brasil (UAB), como foi intitulado este projeto, foi criada em 2005 e articula e integra o sistema nacional de Educação Superior a distância.
Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no site do Vestibular da UFSCar, em www.vestibular.ufscar.br , na página da Vunesp, em www.vunesp.com.br, ou pelo Disque Vunesp, pelo telefone (11) 3874-6300, em dias úteis, das 8h às 20 horas.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS