Rio de Janeiro emite 56 milhões de toneladas de gás carbônico por ano

O estado do Rio de Janeiro emite 56 milhões de toneladas de gás carbônico por ano. O número faz parte de um estudo inédito realizado pela secretaria estadual do Ambiente e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. A pesquisa apontou que a indústria é responsável por 21% das emissões de gases, seguidos pelas indústrias geradoras de energia, com 22%, e o transporte rodoviário, com 16% das emissões de gás carbônico.

Esse gás potencializa o efeito estufa, processo global de aumento da temperatura. Segundo o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, esse estudo vai servir como base para dar continuidade às políticas do governo no combate à poluição.

"Esse foi um estudo que vai servir como referência. Atualmente já fazemos captação do gás metano, encontrado no lixo, que depois é transformado em biogás. Além disso, o Rio possui um projeto pioneiro no setor de transporte, o B5. Hoje já existem ônibus circulando com combustível diesel associado a 5% de biodisel. Até 2012, a meta é chegar a 20%", afirmou o secretário.

Minc também explicou que além desses projetos, as novas construções públicas, como escolas e hospitais, já são obrigadas a possuir sistemas de captação de energia solar e reaproveitamento da água da chuva. O próximo passo é a aprovação de uma lei que possa abranger os novos edifícios privados.

Para a redução da poluição do setor energético, que abastece a indústria, o secretário lembrou da importância de investir em novas tecnologias e na compensação com o uso de energia limpa, como a eólica e de biomassa. Segundo Minc, esses dados serão apresentados no próximo dia 8 em uma reunião da Organização das Nações Unidas – ONU que avalia a mudança climática.

Fonte: AMDA / Portal Uai / Agência Estado.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS