PODE ESTAR NO BRASIL E EM MACAÉ A MAIOR RESERVA DE PETROLEO DO MUNDO

Brasil terá uma das dez maiores reservas de petróleo no mundo

Rio de Janeiro - O presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, estimou que a jazida de petróleo e gás natural descoberta pela estatal na Bacia de Santos incluirá o Brasil entre os dez maiores países produtores. Segundo ele, as reservas, estimadas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris, permitirão ao país conquistar a oitava ou nona posição.


O volume anunciado na quinta-feira (8) no Campo de Tupi, disse Gabrielli, fará com que o Brasil passe a ter reservas equivalentes às da Nigéria e da Venezuela. Com 14,4 bilhões de barris em reservas atuais de petróleo e gás natural, o Brasil está, segundo ele, em 24º lugar entre os países produtores. "É uma notícia extremamente auspiciosa", avaliou.

De acordo com o diretor de Exploração e Produto da Petrobras, Guilherme Estrela, o Campo de Tupi pode começar a operar comercialmente em até seis anos. Em 2011, no entanto, a extração começará em caráter de teste, com a produção de 100 mil barris de óleo e gás diários.

A área da nova reserva na Bacia de Santos atualmente conta com 15 poços exploratórios que exigiram investimentos de US$ 1 bilhão nos últimos dois anos. Para chegar a esses poços, a estatal perfurou 2 mil metros de sal por mais de um ano. Somente o primeiro poço custou US$ 240 milhões.

Para Gabrielli, no entanto, as reservas podem ser ainda maiores. Ele afirmou que a extração de petróleo e gás entre 5 mil e 7 mil metros de profundidade, na mesma camada onde foi descoberta a jazida no Campo de Tupi, pode acrescentar de 70 bilhões a 107 bilhões de barris dos produtos às reservas brasileiras. Para isso, a companhia tem de intensificar a extração nessa profundidade do litoral do Espírito Santo ao de Santa Catarina.

(Envolverde/Agência Brasil)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS