Simpósio Internacional “O Poder Marítimo no Século XXI”

marinha do brasil

Como parte integrante do programa de eventos do Encontro Internacional de Grandes Veleiros "Velas Latinoamerica" 2018 (VLA-2018), que contará com a presença de diversas autoridades nacionais e estrangeiras, o Centro de Estudos Político Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), “Think Tank” da Marinha do Brasil (MB) para Estudos Marítimos, em parceria com a Escola de Guerra Naval (EGN), realizará, no dia 26 de março, o Simpósio Internacional “O Poder Marítimo no Século XXI”, a fim de fomentar o debate sobre diversos aspectos envolvidos na relação de Marinhas com o Poder Marítimo.

O Simpósio, cuja abertura será feita pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra EDUARDO BACELLAR LEAL FERREIRA, contará, na parte da manhã, com a presença de renomados palestrantes estrangeiros, tais como os Professores Doutores Geoffrey Till, Professor Emérito de Estudos Marítimos do King's College of London e Presidente do Corbett Centre for Maritime Policy Studies do Reino Unido, e James Holmes, Chefe do Departamento de Estratégia Marítima do U.S. Naval War College (situado em Newport - RI, nos EUA). Na parte da tarde, Comandantes e representantes de Comandantes das Marinhas da Argentina, Chile, Equador, Estados Unidos da América, México, Peru, Uruguai e Venezuela, presentes à VLA-2018, participarão de painéis nos quais se pretende discutir a visão de suas respectivas Marinhas sobre o tema central do evento.

O Simpósio terá como público-alvo: Conselheiros e Colaboradores do CEPE-MB; Almirantes e Oficiais Superiores em cargos de Comando e Direção das MB na Área Rio; Oficiais-Alunos dos Cursos de Altos Estudos Militares; mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), pesquisadores e estagiários do Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) e do Núcleo de Avaliação da Conjuntura (NAC), todos da EGN; além de representantes da comunidade acadêmica e das escolas militares coirmãs.

O referido Simpósio ocorrerá no Auditório Tamandaré da EGN (Av. Pasteur, nº 480, Urca, Rio de Janeiro – RJ), n° uniforme 5.5 ou equivalente para militares (para civis, blazer sem gravata). Haverá tradução simultânea para o inglês, português e espanhol.

 

Contato

Telefone: (21) 2546-9410

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS