Desempenho do Porto de Santos na contramão do pessimismo da imprensa

Se é verdade que o comércio exterior revela indicadores fundamentais para avaliação da economia de um país, o desempenho do Porto de Santos, principal porto da América do Sul, se mantem, teimosamente, na contramão do pessimismo cotidiano da imprensa brasileira.

O Porto de Santos registrou, em julho último, o segundo maior movimento para esse mês, atingindo 10 milhões de toneladas. Em julho de 2013, foram movimentadas 10,4 milhões de toneladas.

O desempenho da carga conteinerizada no Porto de Santos, que sempre se destaca, atingiu, em 2013, um crescimento de 8,8%. O índice é o maior do Brasil no ano e superior a média mundial (4,8%), conforme a consultoria marítima Drewry Maritime Research. Como comparação, o maior porto do mundo em operação de contêineres, Xangai (China), obteve crescimento de 3,3% em relação a 2012 (Lloyds).

No Brasil, além de Santos, registraram crescimento os portos organizados de Salvador (8,7%) Itaguaí (6,9%), Itajaí (4,4%), Rio Grande (2,4%) e Suape (0,6%).

O Porto de Santos respondeu por 47% da movimentação total do país, em quantidade de contêineres, seguido pelos portos de Paranaguá/PR (11,0%), Rio Grande/RS (9,0%), Itajaí/SC e Suape/PE, com 6,0% cada um.

A balança comercial atingiu o valor total de US$ 68,0 bilhões das cargas operadas em Santos, até julho, com a participação de 25,3% na movimentação das trocas comerciais brasileiras (US$ 268,9 bilhões). As exportações somaram US$ 33,8 bilhões (25,1%) e as importações US$ 34,2 bilhões (25,4%).

No fluxo de exportação, o complexo soja se destaca com o maior volume movimentado, acumulando 14,7 milhões de toneladas, ficando 7,8% acima do registrado no mesmo período do ano passado. O complexo soja respondeu por 23,4% do movimento geral do porto no período.

A destacar que, apesar desse crescimento, já não foram registradas filas de caminhões com soja, como ocorridas em anos anteriores, graças à implantação do agendamento eletrônico, pela Cia Docas do Estado de São Paulo – Codesp.

Como se vê, movimentação de cargas em alta, gargalos em baixa.

Mas você não verá essa notícia na imprensa.

Fonte: site do Porto de Santos

José Augusto Valente é especialista em logística e transportes.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS