Dignidade sem limites e um pouco de um homem que viveu intensamente a dignidade...


Nos idos anos 66/70 era Prefeito de Macaé um jovem de pouco mais de 30 anos e eu, com um pouco mais de 20 anos exercia o mandato de Vereador. Uma inexperiência quase total habitava. Imaginem os leitores, nossas cabeças. Ambos havíamos saídos do Movimento Estudanti. Cláudio da UFE (União Fluminense dos Estudantes)e eu da UFES (União Fluminense dos Estudantes Secundários). O REBATE era editado por mim, com edição ainda em papel e a cidade vinha aguardando com curiosidades naturais o que viria acontecer pelas mãos de pessoas que não participavam da elite. Éramos nascidos e criados nas empoeiradas Ruas desta cidade de Sol e Mar e nossas descendências genéticas nada tinham a ver com os dirigentes de até então.


Cláudio Edgar e Familia.
Foto de Arquivo com dedicatória de Cláudio Moacyr de Azevedo
para Edgar Pacheco e familia.
Foto de Wandeley Silva, professor e amigo.

Que se podia esperar, falavam aos cantos e ventos alguns mais arrojados, de um filho de um Sapateiro (no caso do Autor) e do filho de uma mulher que sobrevivia "batento doces em tachos" para aumentar a renda familiar e educar os filhos?
Cláudio Moacyr de Azevedo assumiu o mandato em Janeiro de 1967 e surpreendeu toda a cidade, ainda careta e com ensaboamento burques que escorria em seu corpo, escolhendo homens que estavam bem acima de toda a sorte de julgamentos falsos. Dentre esses homens, estava a figura íntegra e de moral ilibada de EDGAR DE SOUZA PACHECO,que era macaense, havia sido nomeado para a Recebedoria de Rendas da Região. Aposentado, no vigor de seus quase 40 anos, sorriso aberto ao diálogo, homem que jamais deixaria espaço para qualquer ação que não fosse o correto no trato com o dinheiro público, Edgar Pacheco aceitou o convite do jovem Prefeito para ser Secretário de Fazenda. Uma ducha de agúa fria nas cabeças oportunistas dos dirigentes, até então acostumadas a "entrarem pela porta estreita da corrupção que a Secretaria de Fazenda levava e ainda leva aos bolsos dos Prefeitos.
Cláudio começou a ameaçar esta elite que já havia "detonado", em 1961, o Prefeito Eduardo Serrano que tinha sido eleito com uma estrondosa votação e com apoio das Massas Sofridas dos morros e da periferia. Pensavam esta elite caduca, em suas reuniões, em Clubes a seus Serviços: - O Menino, saído das Poeiras da Rua do Meio, não vai ser fácil de derrubar não. Olhem quem ele colocou na SECRETARIA DE FAZENDA onde a gente podia usar as nossas garras afiadas. Ninguém nada menos que o Edgar de Souza Pacheco, filho de Godofredo Joaquim Pacheco e de Dona Leonar de Souza Pacheco. Ele trabalhou na Capital do Estado, é nascido na cidade, tem uma reputação das mais limpas e todos os locais onde trabalhou e, ainda por cima, é um homem de coragem...
Pois é, amigos leitores, rebuscando os arquivos de "O REBATE" tive acesso a este fato e algumas fotos.
Quero fazer de público, como participante ativo da História desta região, o legado de respeito que sempre tive com este grande homem que foi Edgar Pacheco. Tive a felicidade de ver seu sorriso de menino,vindo da face de um homem feito.
Por isso, em nome da história de nossa cidade deixo patenteado a seus descendentes, em especial a minha contemporânea Tania Barreto Pacheco e seu irmão Celso, o profundo agradecimento de todos os participantes da política de Macaé, nos anos de 1966 até meados de 1970, ao nosso querido Edgar. Ele, com sua presença, conseguiu, com respeito ao dinheiro público, que Cláudio terminasse seu mandato e tivesse sido um dos mais brilhantes macaenses na vida do Estado do Rio de Janeiro.
Em 1970, concorri e perdi para Prefeito; Cláudio se elegeu Deputado e, em 1971, soube que o Edgar voltou para Niteroi, em companhia de sua bondosa companheira Maria Cely Barreto Pacheco, onde trabalhou como Contador e faleceu em 2001.
(Quando as futuras gerações estiverem interessadas nas histórias dos Homens que Fizeram nossa História, puderão, através da busca universal do GOOGLE e do "O REBATE" motivos para seus textos).
José Milbs de Lacerda Gama editor de "O Rebate", ex-vereador nos anos 60 e ex candidato a Prefeito em 1970)... www.jornalorebate.com

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS