É com profundo pesar que comunicamos aos nossos leitores e apoiadores o falecimento do senhor Gaspar, o “Velho Gaspar”, antigo posseiro da região de São João da Ponte, Norte de Minas Gerais, descendente de escravos, uma autoridade do povo, que lutou durante décadas pelo direito dos camponeses à posse das terras em que vivem e trabalham, conhecido e respeitado por todos os camponeses e moradores da região.
“Seu” Gaspar foi um dos idealizadores e um dos maiores entusiastas da construção da Ponte da Aliança Operário-Camponesa, sólida construção erguida pelos camponeses organizados e apoiados pela Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas - LCP e operários organizados pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção de Belo Horizonte e Região – MARRETA.
A ponte sobre o Rio Arapuim, em São João da Ponte, foi construída com luta e a obra foi documentada por AND. Nossa reportagem também esteve presente na festa de inauguração da ponte, no ano de 2007, quando tivemos a oportunidade de conhecer o senhor Gaspar que, já septuagenário, transbordava otimismo e força para lutar.
Essas foram suas palavras durante a cerimônia de inauguração da ponte: “Sou de falar pouco, mas estamos de parabéns! Todos que trabalharam, todos que apoiaram, todos que vieram ver. Muito obrigado e podem contar com a gente sempre”.
Transmitimos aos seus familiares e aos camponeses que com ele viveram e lutaram nossos mais sinceros sentimentos.
Clicando nos links abaixo pode-se conhecer um pouco da história da Ponte da Aliança Operário Camponesa e do senhor Gaspar.