Renan Calheiros – Um Belo Exemplo, Para a Sociedade!

O brasileiro, esta assistindo a muito, seus parlamentares transformarem o Congresso Nacional em local de apologia a demagogia e falta de respeito à inteligência da sociedade. Um verdadeiro balcão de negócios corporativos e pessoais, uma tragédia ao significativo papel institucional do parlamento.

Ètica, honradez e valores morais que deveriam ser itens básicos e obrigatórios de um representante eleito pelo povo são tratados como inocente utopia de gente antiquada, filhos do atraso, algo totalmente fora de moda!

Aos parlamentares, esta sendo "concedido" o direito de cometer seus "deslizes" éticos e morais, como qualquer brasileiro comum, afinal, faz parte da cultura brasileira a esperteza, ninguém é perfeito!Um belo exemplo, para a sociedade!

Ironia à parte, o reflexo desta conduta esta nítida na sociedade, chegamos ao ponto em que uma pessoal com caráter duvidoso dita como "esperta", mas, com muito dinheiro, tenha mais valor que uma pessoa honrada com menos recursos, esse é chamado de fracassado e desrespeitado pela sociedade!Uma verdadeira inversão de valores!

Depois, ninguém entende porque o serviço publico brasileiro é ineficiente, recheado de corrupção, a saúde está na UTI, a educação básica é nota 3,6 e o crime organizado e a violência prosperam neste país!

Apesar de meus 36 anos, gostaria de ver resgatados pela sociedade brasileira, princípios antigos, aplicados a alguns valores morais esquecidos pelos "pós-modernos" formadores de opinião e boa parte dos parlamentares do Brasil. Alias, no caso dos parlamentares ficaria melhor aplicado o antigo ditado popular: "O exemplo, vem de cima!".

No caso iniciado com as denuncias da Revista Veja, sobre os "favores pessoais" prestados pelo Sr. Cláudio Gontijo, "lobista amigo" vinculado a Construtora Mendes Junior ao Presidente do Senado brasileiro, Renan Calheiros (PMDB-AL), argumentos dos mais variados, surpreendentes e estranhos debatidos a exaustão, porem nenhum deles por mais inteligente ou hipócrita que seja consegue esconder o fato que um cidadão brasileiro, eleito parlamentar (no caso de Renan Calheiros, Senador), não pode ter sobre seus "ombros", duvidas a respeito de sua ética e moral, em se tratando do Presidente do Senado, não pode pairar nem "sopro" de duvida, afinal ele representa uma importantíssima instituição democrática, sem mencionar que é o Presidente do Congresso Nacional, portanto, um espelho a ser seguido!

Sobre o Senador Renan Calheiros, existem diversas duvidas a respeito de seus procedimentos enquanto homem publico, mas mesmo sem julgamento antecipado, o procedimento adotado pelo senador ao pedir "favor pessoal" a um "lobista amigo" vinculado a uma construtora (Mendes Junior) com interesses dentro do Senado brasileiro, já seria suficiente em qualquer parlamento sério, para afastar o Senador Renan Calheiros da presidência do Senado, alem de imediata abertura de processo por decoro parlamentar. O conselho de ética é o local mais apropriado para o Senador provar que as denuncias e suspeitas não tem o menor fundamento, respeitando assim o democrático direito de ampla defesa. Infelizmente não é possível e nem compatível com a posição institucional, alguém com tantas duvidas a esclarecer a sociedade permanecer na presidência do Senado brasileiro.

Que fique claro, ninguém, tem o direito de impedir a amizade de um parlamentar com um lobista ou representante de empresas com interesses diretamente ligados a sua instituição de atuação, mas, daí a pedir um "favor particular" envolvendo "pagamento de despesas pessoais" (independente da origem dos recursos) e como agravante este pagamento foi realizado dentro do escritório de uma construtora (Mendes Junior) com interesses diretamente ligados ao Senado, é inconcebível ao parlamentar comum e muito mais ao Presidente do Senado brasileiro.

Deveria ser obvio que por ética, se deve manter uma distancia entre a amizade e suas atividades parlamentares, assim como somente a titulo de ilustração, um Juiz de Direito, deve pedir sua substituição em julgamentos envolvendo parentes, amigos e conhecidos para que sentimentos e deveres pessoais não possa interferir no veredicto, nada mais nobre e ético!

Não foi o caso do Senador Renan Calheiros, que não bastando o deslize ético e moral ainda propôs emendas ao orçamento, entre as quais a Construtora Mendes Junior foi beneficiada, como a do Cais de Container em Maceió, a dita emenda foi apresentada pelo senador em 2004, coincidentemente mesma época em que o "lobista amigo" Cláudio Gontijo prestava os "favores pessoais" solicitados por Renan Calheiros e denunciados na "Revista Veja", Como curiosidade, a obra do Cais de Maceió esta sobre investigação de irregularidades pelo TCU - Tribunal de Contas da União.

Mas como argumento ético é bobagem para os membros do Senado brasileiro, eles também podem escolher argumentos mais palpáveis, como suspeita de imóveis e rádios em nome de laranjas, patrimônio declarado com suspeita de incompatibilidade com os rendimentos do senador nos últimos 30 anos entre vários outros que surgem na imprensa brasileira, qualquer uma destas suspeitas, já deveria no mínimo ter levado o todo do Senado brasileiro a exigir o afastamento do Senador Renan Calheiros da presidência da casa!

A Ética e a moral continuam perdendo feio para a hipocrisia corporativa "pós-moderna" dos parlamentares!

Abraços.

Fabio Cavalcante

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS