Tinindo!

Certas palavras com o tempo vai perdendo o significado pelo esquecimento, mas existem alguns sinais que duram no tempo. Uma dessas palavras que se perderam no tempo é justamente a palavra tinindo (em algumas localidades as pessoas pronunciavam tinino) e que tem também o sinal que significa, mas a palavra foi sendo esquecida e o sinal ainda é muito utilizado, porém, a grande maioria das pessoas utilizam o sinal sem conhecer o termo.

https://jornalorebate.com.br/19-04/joia.jpg

Quem ouve alguém falando a palavra tinindo estranha, mas existem algumas palavras antigas que sobreviveram no tempo e uma delas é o nosso famoso oxente. Só que a palavra oxente significa admiração e se usa quando a pessoas fica surpresa com alguma coisa ou ação, mas não existe um sinal que demonstre o mesmo significado. Existe algumas localidades que em vez de usar o oxente se usa o vixe Maria e às vezes usa-se somente o vixe !

Quando ainda criança era comum ver os adultos perguntam como a pessoas estava passando e as pessoas fechava a mão e levantava o polegar falando tinindo. Alguns adultos não falavam e simplesmente faziam o sinal com a mão informando que tudo estava bem.

Nos tempos atuais as pessoas não conhecem mais a palavra tinindo, mas o sinal utilizado para informar que tudo está indo bem ainda é o mesmo, mas ocorre que o sinal passou a ser utilizado com vários significados diferentes de acordo a ocasião.

Atualmente, quando alguém recebe um favor ou recebe uma gentileza, costuma fazer o sinal de tinindo em vez de dizer obrigado, ou seja, neste caso o sinal significou um agradecimento.

Tem o caso da pessoas querer atravessar a rua, não consegue devido o tráfego intenso de veículos e a pessoas faz o sinal de tinindo pedindo passagem. Estranhamente, em Aracaju (SE), a prefeitura se aproveitou e colocou uma campanha educativa, para tentar fazer os motoristas respeitarem a faixa de pedestre e se convencionou que os pedestres para atravessar a faixa deveria usar o sinal de tinindo.

O sinal ou gesto que outrora era usado como tinindo também tenha outro significado tão antigo quanto. Quando era garoto era comum as pessoas perguntarem: fulano você fez isso? - a pessoa fazia o gesto levantando o polegar e fechando a mão dizendo que sim, ou seja, o sinal também era e é usado ao longo dos tempo como afirmação positiva. Acredito que vocês entenderam tudo?

www.carlosgeografia.com.br

publicidade
publicidade
Crochelandia
Visitantes desde fevereiro de 2006:
31937042

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS