Expectativa é provocar a população brasileira a parar e refletir sobre o consumo consciente e desperdício de alimentos através de ações de marketing direto, redes sociais e parceria com a rede Burger King, entre outras.
A Ecobenefícios Good Card, empresa de benefícios corporativos, aproveita o Dia do Consumo Consciente (15/10) e o Dia Mundial da Alimentação (16/10) para lançar a campanha Consumo Consciente contra o desperdício. A ideia é estimular a população brasileira a melhorar suas atitudes em relação ao consumo de alimentos, água, energia e produtos financeiros, melhorando inclusive sua qualidade de vida. A campanha também envolve redes sociais e conta com o apoio da rede Burger King para divulgação.
“Com a campanha, pretendemos estimular o consumo consciente e fomentar uma mudança de postura das pessoas, que muitas vezes não se dão conta do próprio desperdício e do seu significado”, diz Luciana Trott Diefenthaeler, gerente de Marketing da Ecobenefícios Good Card. A ação faz parte do posicionamento da Ecobenefícios em favor da sustentabilidade.
Estimativas indicam que, no Brasil, de 20% a 33% dos alimentos são jogados fora: o País é um dos campeões do desperdício, com 39 mil toneladas de comida que vão para o lixo diariamente. Esse volume poderia alimentar 19 milhões de pessoas. “Acreditamos no efeito multiplicador: se cada um dos receptores da nossa mensagem adotar uma pequena mudança em seu cotidiano para reduzir o desperdício ou estimular sua família e amigos nessa linha, fará uma grande diferença!”, avalia Luciana.
Para chamar a atenção para a média do desperdício, foi criado especialmente para a campanha um prato 20% menor em comparação ao tamanho normal, que será utilizado em ação promocional em restaurantes. Para essa iniciativa, foi desenvolvido um vídeo que mostra a reação das pessoas ao receber este prato reduzido durante o almoço. A divulgação da campanha envolve o envio do prato para os chefs de cozinha do País, encaminhamento de newsletter eletrônica para a base de clientes, publicação do vídeo em 16/10 nas redes sociais e uma página especial no site da empresa com dicas sobre consumo consciente, incluindo sugestões de como aproveitar melhor os alimentos.
O Burger King também aderiu à campanha do Consumo Consciente. Em dez lojas do Rio Grande do Sul, haverá distribuição de folhetos abordando a importância da data, ilustradas com a imagem do prato 20% menor e uma mensagem sobre o desperdício de alimentos. A iniciativa será realizada entre 13 e 19 de outubro. A rede Burger King é uma novidade na rede credenciada da Ecobenefícios Good Card e está em expansão em todo o País, para pagamento de produtos por meio de cartões de benefícios e de convênio.
(Ecobenefícios)