Oecologia Brasiliensis

http://www.jornalorebate.com/80/simpoantar.jpg

Evento, que reunirá pesquisadores brasileiros em Ecologia com atividades na Antártica, discutirá efeitos das mudanças climáticas na região para o Continente Americano e apresentará a participação brasileira no Ano Polar Internacional.
 
Data:     07 e 08 de novembro de 2007
Local:     Auditório “Quinhentão”, Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Site:     http://b200.nce.ufrj.br/ecoantartica/
E-mail para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


As regiões polares são consideradas como privilegiados laboratórios por possuírem condições climáticas e ambientais únicas além de uma biodiversidade com características ecológicas, evolutivas e adaptativas ainda pouco estudadas. O Brasil desenvolve oficialmente pesquisas na Antártica desde 1982, quando foi criado o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Pesquisadores de Universidades de todo o país, com apoio do CNPq, do MMA e da SECIRM, desenvolvem pesquisas nas mais diversas áreas de concentração buscando entender as funções biológicas, químicas e físicas existentes no ecossistema e suas relações com o restante do planeta. Atualmente pesquisadores polares de todo o mundo estão participando do Ano Polar Internacional, discutindo novos rumos para a pesquisa polar, especialmente relacionadas as alterações climáticas globais. Pesquisadores brasileiros renomados representam o Brasil nestas discussões, buscando defender e garantir o interesse do país na continuidade científica da pesquisa deste ambiente.


Assim, o Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro realizará o “I Simpósio em Ecologia do PPGE/UFRJ: ECOLOGIA ANTÁRTICA, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O ANO POLAR INTERNACIONAL”. Os objetivos gerais do simpósio são: 1) reunir pesquisadores em Ecologia com atividades no Continente Antártico, 2) discutir o desenvolvimento das pesquisas brasileiras na região, 3) discutir efeitos das mudanças climáticas na Antártica e seus efeitos indiretos no Continente Americano, 4) apresentar as atividades brasileiras previstas para o Ano Polar Internacional através de representantes do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e Secretaria Interministerial para os recursos do mar (SECIRM) e 5) promover a troca de conhecimento entre alunos de Graduação, Pós-Graduação e profissionais dos principais Centros Universitários do País.


Como complemento ao Simpósio, pesquisadores do Programa-Antártico Brasileiro foram contatados e convidados a escrever artigos de revisão ou estudos de caso sobre as pesquisas que suas equipes realizam no Continente Antártico. Estes artigos irão fazer parte de um número especial sobre Ecologia Antártica do periódico Oecologia Brasiliensis (http://www.oecologia.biologia.ufrj.br/) que será entregue a todos os participantes do evento e também enviado a bibliotecas de referência em Ecologia de todo o Brasil e América Latina.
Organizadores: PPG Ecologia/UFRJ - Prof. Dr. Alex Enrich-Prast; Prof. Dr. Paulo Cesar de Paiva; Carla Rezende, Emiliano N. Calderon, Erli Schneider Costa, Gustavo Duque Estrada, Luana Queiroz Pinho, Luiz Bento, Ronaldo Figueiró.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS