O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Luciano Zica, disse na terça-feira (18), no Senado Federal, que o Brasil enfrenta atualmente um grande desafio que é o de garantir a universalização na distribuição da água em quantidade e qualidade. Zica afirmou que na gestão da ministra Marina Silva, esta situação vem sendo enfrentada com a gestão dos recursos hídricos e outros programas e subprogramas que vem sendo implementados dentro do Plano Nacional de Recursos Hídricos. "Temos também o Programa de Combate à Desertificação e ainda o Programa Água Doce", disse o secretário.
Zica participou como convidado da Sessão Solene dedicada às comemorações do Dia Mundial da Água, instituído pela ONU, no dia 22 de março, e do lançamento da Campanha "SOS H2O". Além do Secretário de Recursos Hídricos, participaram da solenidade como convidados o diretor-presidente da Agência Nacional de Água (ANA), José Machado, e o representante da FAO, no Brasil, José Tubino. O requerimento para a instalação da Sessão Solene foi de autoria do senador Osmar Dias (PSDB/PR).
O evento realizado no Senado Federal também abre, no Brasil, as comemorações relativas à Semana da Água 2008. No dia 24, às 14h, será a vez da Câmara dos Deputados realizar uma Sessão Solene para comemorar o Dia da Água. Neste mesmo dia, às 14h30, ocorrerá a abertura da Mostra sobre a temática da água. Até o dia 28, no térreo do edifício Marie Prendi Cruz, na SEP/NORTE 505, serão exibidos fotos, desenhos e poesias sobre os recursos hídricos. Haverá também a exposição da maquete do Aqüífero Guarani e a exposição do fotógrafo Seiten Miyake com o tema "A Beleza da Água: em busca da preservação do meio ambiente".
A Semana da Água 2008 segue com programação até o dia 28, quando uma série de eventos que ocorrerão em Manaus (AM), encerra as comemorações. Antes, no dia 26 (quarta-feira), a Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, promove o seminário "Programando o Futuro das Águas no Brasil". Na ocasião haverá o lançamento dos Cadernos dos Programas e Subprogramas do Plano Nacional de Recursos Hídricos.