Pesquisadores desenvolvem membrana para dessalinização de água

imagem1604.jpg
Foto: CNPQ.

Um grupo de pesquisadores do Laboratório de Referência em Dessalinização (LABDES) da Universidade Federal de Campina Grande (PB) desenvolveu um tipo de membrana, feita com fibras ocas, para a dessalinização de águas salobras. Essa nova membrana pode substituir as importadas, utilizadas hoje nos laboratórios de dessalinização brasileiros.


O projeto foi desenvolvido em parceria com a Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT).


A pesquisa buscou estudos que favorecessem a situação de emergência para uma autonomia nacional, em termos dos equipamentos necessários, principalmente no caso das membranas para dessalinizadores. "Estudamos os critérios para viabilizar um maior acesso e a redução do custo das soluções técnicas já postas em vigor para o fornecimento de água potável a comunidades inseridas na região do semi-árido brasileiro", explicou o coordenador do projeto e responsável pelo LABDES, professor Kepler Borges França.


A produção das membranas ocas, para a dessalinização de águas salobras e salinas, encontra-se agora em fase de consolidação para atingir o patamar de escala industrial. Além deste trabalho, o LABDES vem trabalhando também na linha de produção de membranas cerâmicas, de fluidos para perfuração de poço de petróleo para a geração de energia não-convencional, a produção de hidrogênio eletrolítico e o reuso de águas .

Dessalinização

Há tempos já vem sendo diagnosticado o problema de escassez de água no mundo, especialmente em países com grandes regiões semi-áridas como o Brasil. Diante do quadro de baixa oferta de água potável, uma solução viável e segura para se obter água doce é dessalinizar a água salobra. Para isto, existem várias técnicas e processos, como a troca iônica e de eletrodiálise, ou o processo de osmose inversa. Pensando em uma tecnologia que possa ser adaptada às condições locais de cada região, tanto econômicas como sócio-culturais, o processo por osmose inversa tem sido o mais viável e utilizado em diversos países desde o final da década de 60.


"A tecnologia de dessalinização via osmose inversa é um fato consolidado nos países mais avançados. Aqui, adquirimos as membranas de fora do país para atender às necessidades de produção de água dessalinizada para regiões carentes e que não possuem acesso à água de boa qualidade. Por isso o investimento em pesquisa para o desenvolvimento de membranas vem ser de extrema necessidade, visando, principalmente, baratear essa demanda de ordem social e ambiental", completa o coordenador Kepler França.


Para esta opção, são perfurados poços na região e a água retirada é submetida ao processo de osmose inversa por membrana. Segundo o professor Kepler França, o processo consiste, fundamentalmente, em pressurizar a água salobra, fazendo-a circular por cima da superfície de membranas seletivas, acomodadas em módulos e que praticamente só deixam permear a água pura. "São membranas poliméricas que, sobre o efeito de uma dada pressão aplicada, superior à pressão osmótica da água de alimentação do sistema, realizam a dessalinização", complementa. Segundo o professor, o sal retido se concentra na corrente que não passa pela membrana, sendo esta recolhida para descarte ou aproveitamento posterior, por exemplo, em tanques de criação de peixes.


Além da produção das membranas tipo fibras ocas para substituir as membranas importadas, o projeto também focou em estudar melhorias do desempenho e vida útil dos sistemas de dessalinização no semi-árido. "Apesar das vantagens do processo de osmose inversa, existe a dificuldade de acesso a alguns componentes, principalmente módulos de membranas, importadas e de custo relativamente alto, e as dificuldades de gerenciamento e manutenção das unidades instaladas, sem os quais tornam-se inoperantes em curtos intervalos de tempo", explicou o coordenador Kepler França.


"Nesse contexto, o principal objetivo do projeto foi aumentar a oferta de água potável com a maior eficiência na dessalinização de águas salobras por osmose inversa. Para atingir os resultados, unimos competências e experiências complementares dos pesquisadores da Paraíba e do Rio de Janeiro, de modo que investimos em atuar na solução de um sério problema nacional, que há anos causa flagelo em uma grande parte da população que vive na região do semi-árido brasileiro. A escassez de água potável traz diversas seqüelas, como aumento da taxa de mortalidade infantil e baixo nível de desenvolvimento social e econômico da região", finalizou.


Fonte: água Online / Ascom/CNPQ.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS