Ambientalista viaja pelo os rios mais poluídos do país

Depois de cruzar a baía de Guanabara em um barco a pedal feito de garrafas pets o fotógrafo, ciclista e ambientalista José Geraldo de Souza Castro (Zé do Pedal), 50, Assessor para o Meio Ambiente do Distrito LC 12 e do Lions Clube de Viçosa, realizará mais uma aventura. Dessa vez o ambientalista descerá os rios mais poluídos do Brasil. O barco pesa 70 quilos é construído com 240 garrafas Pet de 2 litros, e uma bicicleta.


No dia 3 de dezembro o ambientalista partirá da cidade de Piracicaba, SP, rumo à Buenos Aires, Argentina, a bordo da inusitada embarcação produzida por ele. A embarcação, batizada de Pet Bateau, foi construída usando 240 garrafas pets de dois litros que estão "embrulhadas" em uma rede de arame para que não escapem da estrutura metálica de 3.50 x 1.70 mts, uma bicicleta que, ao ser pedalada, move o sistema de propulsão, similar aos dos antigos barcos a vapor que desciam os rios Mississippi e São Francisco, e outras peças encontradas no lixão. Em sua viagem Zé passará pelo Rio Piracicaba, Tietê, Paraná, Lujan e Prata. Os dois últimos na Argentina somando assim um total de 3200 quilômetros de percurso. A flutuabilidade do Pet Bateau é de 90% e suporta um peso de 200 quilos (com 60% de flutuabilidade). A velocidade cruzeiro é de 2 milhas por hora.

A inauguração do Pet Bateau foi feita no dia 30 de outubro quando Zé do Pedal cruzou a Baía de Guanabara saindo da Marina da Glória e finalizando, 2 horas e 57 minutos depois, na pequena praia de Gragoata, em Niteroi. A travessia teve como principal objetivo chamar a atenção da população e das autoridades para os efeitos da poluição ambiental e testar o seu barco para sua próxima viagem.

O inicio da aventura sui-generis (a primeira na história da navegação) estava previsto para acontecer na última segunda-feira, 26 de novembro, porém o ambientalista, sofreu um acidente na localidade de Lima Duarte (MG), quando se dirigia à cidade de Piracicaba (SP).

O acidente aconteceu no trevo da BR 267, na entrada da Cidade de Lima Duarte, quando o carro que o ambientalista dirigia rumo à cidade de Piracicaba foi colhido pelo Volksvagen Gol, placas GPM 5974, que fez uma conversão sem tomar precaução, para entrar na cidade.

Zé afirma que "Os esgotos urbanos, juntamente com os efluentes industriais, constituem os principais focos de poluição da bacia do Piracicaba e Tietê. Vou chamar a atenção não só das indústrias mas de toda a população ribeirinha sobre a importância de se preservar os rios. Cada um tem sua parcela de culpa na degradação do meio ambiente e cabe a cada um fazer sua parte para a recuperação do Planeta". A aventura terá duração de aproximadamente 4 meses.

Na partida estarão presentes alunos da APAE e membros do Lions Clubes de Piracicaba.

30 anos de grandes aventuras

Zé do Pedal começou suas aventuras em 1981, saindo de bicicleta do país rumo à copa do mundo da Espanha. Em janeiro de 1983 saiu pedalando ao redor do planeta, passou por 54 países e após 4 anos chegou ao México, em 86, para assistir novamente a uma copa do mundo de futebol. Em 2002 percorreu todo o Rio São Francisco em um pedalinho e em 2004 fez sua única aventura inacabada, "Da Liberdade ao Cristo". No último mês, atravessou a baía de Guanabara no seu Pet Bateau.

O ambientalista possui vários feitos inéditos: primeiro brasileiro a dar a volta ao mundo de bicicleta; primeiro homem a atravessar o Japão usando um velocípede infantil; primeiro homem a atravessar a Baía mais poluída da América Latina em um barco a pedal feito de garrafas Pets e agora pretende ser o primeiro homem a navegar pelos rios mais poluídos do país a bordo de sua embarcação.

Pagina na internet: http://www.zedopedal.net

Mais informações:

Zé do Pedal (19) 8109-0900 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Rio de Janeiro: Fabrício Menicucci (21) 8791 1774 fabrício@ menicucci.art.br
Ana Maria Pereira (31) 87597720 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(Envolverde/Assessoria)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS