Mudança climática provoca onda de insetos na Europa

Berlim, 21/11/2007 – Espécies de insetos nunca antes vistas na Europa começaram a se estabelecer em todo o continente, causando preocupação pelo impacto do aquecimento global na saúde pública e na biodiversidade. Na aldeia alemã de Dorsten, perto da fronteira com a Bélgica, a escola teve de ser fechada porque larvas de um tipo de mariposa (procesionarias del roble) invadiram o pátio. País e professores ficaram com medo diante das possíveis conseqüências para a saúde dos alunos.


"A presença maciça destas larvas na Alemanha é uma conseqüência muito recente da mudança climática", disse à IPS Stefanie Hann, bióloga da Agência Federal para a Agricultura e Silvicultura. "É tão recente que não temos informação sistemática sobre sua evolução entre nós", acrescentou. "Estes insetos só podem sobreviver quando o clima é suficientemente quente", disse, por sua vez, Walter Maier, médico da Universidade de Bonn especializado no estudo dos parasitas.

A Europa sofre há vários anos verões e invernos mais moderados, o que criou as condições para a proliferação de insetos e vírus normalmente considerados estrangeiros. A tahumetopoeidade pertence a uma família de borboleta que inclui a procesionaria del roble, assim chamada porque as larvas andam como uma procissão. Sua presença pode causar nos humanos dermatite, asma, conjuntivite e outras enfermidades. Até a pouco tampo jamais fora visto no norte da Europa, mas em julho várias aldeias na província alemã da Renânia do Norte-Westfalia foram invadidas por estes insetos. Também surgiram na Bélgica, Holanda e em Londres.

Na província belga de Limburg, o problema atingiu tamanha magnitude que o governador, Steve Stevaert, teve de recorrer ao exército para que queimasse as larvas. Algo semelhante ocorre com os jejenes, insetos voadores pouco menores que um mosquito que também sugam sangue humano. Sua picada pode causar desde úlceras cutâneas até anemia e inflamação do fígado e do baço, mortal se o tratamento não for a tempo. Um menino contraiu essa doença na cidade alemã de Aachen, em julho.

Estes insetos, típicos de zonas tropicais, foram vistos recentemente em uma área da Alemanha e Suíça que se estende por 300 quilômetros ao longo do rio Reno, desde a cidade alemã de Colônia até Basiléia na suíça. "Isto é conseqüência do aquecimento do planeta. Nestes casos, que estão se tornando cada vez mais freqüentes, os jejenes e outros vetores podem se tornar endêmicos", disse Maier. Além disso, acrescentou que os culicóides imicola, pequenos mosquitos cujo habitat normal é a África subsaariana, migraram para a Europa nos últimos anos e encontrou na Alemanha o clima de seu agrado.

Este mosquito transmite várias epizootias (enfermidades animais) como a do vírus da língua azul, que afeta cavalos, ovelhas e, com menor freqüência o gado bovino, cabras, búfalos e inclusive cervos. "Nos últimos meses encontramos o vírus da língua azul em mais de duas mil fazendas da Alemanha, Bélgica, França, Holanda e Luxembrugo", disse Maier.

O vírus é transmitido na Alemanha por uma espécie autóctone de mosquito. "O mais provável é que o vetor original tenha chegado com animais trazidos desde a África. Mas por causa dos verões e invernos mais temperados, pode se tornar endêmico. Veremos nos próximos anos novas epidemias do vírus da língua azul", completou.

Entre as enfermidades que se repetem com mais freqüência na Alemanha por causa do aquecimento global figuram a borreliosis e diversas formas de encefalite, algumas de origem japonesa.

A borreliosis, ou doença de Lyme, é transmitida pela picada de um carrapato, e a meningoencefalite, que também contagia por essa via, consiste em uma inflamação viral do cérebro e das meninges. "Acreditamos que a quantidade de carrapatos aumentou dramaticamente na Alemanha nos últimos anos. É um caso semelhante ao dos mosquitos exóticos, que migraram desde a região do Mediterrâneo para a Europa setentrional para aqui se tornarem endêmicos", disse Maier.

Os caso da enfermidade de Lyme aumentaram na Alemanha nos últimos meses, acrescentou. E foi registrada meningoencefalite inclusive na Noruega e em outros países escandinavos. "Isto é algo novo", afirmou o especialista. Como se trata de um fenômeno relativamente recente, não há pesquisas minuciosas sobre a relação entre a mudança climática, a imigração e proliferação de espécies exóticas no norte da Europa e a crescente incidência de doenças raras. "A correlação entre todas estas variáveis, com o crescente número de carrapatos, vetores e doenças, ainda não está clara. Não tivemos tempo de fazer estudos sólidos sobre a presença de astrópodos exóticos e novas doenças transmissíveis na Alemanha", acrescentou Maier. (IPS/Envolverde)

(Envolverde/ IPS)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS