A PepsiCo lidera o processo de desmatamento da floresta tropical do sudeste da Ásia para a plantação de palmeiras, em especial na Indonésia.
Outras empresas que participam desse agressivo processo são a Nestlé, a Unilever, a Procter&Gamble e outras. Há produtos dessas empresas nas prateleiras do supermercado onde você faz suas compras. São esses os principais:
- PepsiCo – Pepsi, H20H, Lipton, Doritos, Fandangos, Mabel, Linha Toddy, Mirabel, Cheetos;
- Nestlé - Leite condensado Moça, Linha Maggi, Chambinho;
- Unilever - Maionese Hellmanns, Linha Rexona, Kibon;
- Procter&Gamble – Oral-B, Pantene, Crest.
Destruição da floresta tropical em Sumatra para plantação de palmeiras e obtenção de óleo de palma
Toras da mata centenária abatidas por motivos comerciais em Sumatra, Indonésia
Possivelmente os operários empregados pelas corporações ocidentais não têm a menor noção do trabalho sujo que realizam para a humanidade, para sua terra e para seus descendentes.
Abatem árvores centenárias, plantadas ali de forma equilibrada pela Natureza. Sua substituição por extensas plantações de palmeiras só irá agravar o problema ambiental criado pela espécie humana que já provou não ser uma espécie racional.
Palma, fruto da palmeira da qual se extrai o óleo
A principal utilização do óleo de palma ocorre na indústria alimentícia, se é que se pode chamar de alimento o que é produzido com a participação dele. Em muitos países ocidentais houve sensível alteração dos hábitos alimentares com o advento das frituras saturadas de óleo de palma.
A obesidade, sobretudo, em crianças e adolescentes passou a ser uma praga a ser vencida se se deseja uma vida saudável para nossos filhos e netos. A vitória sobre esta praga depende também da eliminação das frituras industrializadas e baseadas na utilização do óleo de palma, obtido a partir do desmatamento das florestas tropicais.
Frituras em óleo de palma em embalagens atraentes para crianças e adolescentes
Todavia, o desmatamento das florestas do sudeste da Ásia não agride apenas a população humana em diversas partes do planeta. A região é o habitat natural de espécies animais severamente ameaçadas de extinção caso o processo de agressão à floresta não seja interrompido no curto prazo: essas espécies são o tigre de Bengala, o elefante asiático e o gorila.
Tigre de Bengala
Elefante Asiático
Gorila Asiático
Além desses três grandes animais, centenas de espécies de pássaros habitam a área e também terão sua existência comprometida pela ação de corporações capitalistas irresponsáveis que somente entendem uma linguagem – a do lucro financeiro no menor prazo.
O irresponsável processo de desmatamento que ocorre no Sudeste Asiático é um modelo e uma antevisão para o que um dia poderá vir a acontecer na Amazônia. Toda a atenção tem que ser dada a qualquer avanço nesta direção, embora algumas áreas da maior floresta tropical do mundo já tenham sido agredidas. A busca do lucro torna os homens cegos, gananciosos e, mais do que tudo, idiotas.