Há 25 anos realizando entrega de flores online, a Ikebana Flores também está atenta aos excessos ambientais cometidos na Serra do Gandarela e está abraçando a campanha “PLANTE UMA ÁRVORE” no Gandarela.
A Serra do Gandarela é parte complementar da Reserva da Biosfera do Espinhaço e está situada dentre os municípios de Santa Barbara, Caeté, Barão de Cocais, Rio Acima, Itabirito e Raposos, há aproximadamente 40 km da região metropolitana de Belo Horizonte MG.
Disposta em uma paisagem ecológica entre duas Serras, a Serra do Curral e a Serra do Caraça, Gandalera possui biomas de Mata Atlântica, cerrado e cangas unidas a jazidas de ferro.
Em torno de 5 milhões da população da região metropolitana de Belo Horizonte são dependentes do abastecimento de água advindos do manancial que compõe o Gandarela - Rio Piracicaba e Doce, Bacias do Rio das Velhas e São Francisco. Contudo, o aumento da mineração local irá comprometer esse abastecimento de água nas cidades que envolvem a região do Gandarela: municípios de Caeté, Barão de Cocais e Santa Bárbara, João Monlevade e Ipatinga.
A Floricultura Ikebana Flores quer reduzir as áreas devastadas pelas ações mineradas no Gandarela através plantio de mudas endêmicas. Os blogueiros ou sites que semearem a campanha "PLANTE UMA ÁRVORE" terão mudas plantada em seu nome na região. As ações do plantio serão anunciadas no site da floricultura.
Para estimular novas praticas de plantio, a Floricultura Ikebana Flores está oferecendo gratuitamente mudas nativas do cerrado: ipê amarelo, ipê branco, sucupira, pata de vaca, tamarino, peroba, entre outras. Basta comparecer a flora de segunda a sexta-feira, no horário de 10h00 as 19h00 (Av. Getúlio Vargas, 1697 – Savassi. Belo Horizonte-MG. Telefone: (31) 3227-4802).
Texto: Thaís Alessandra do Coletivo Cirandar