Prefeitura realiza ação conjunta para planejamento estratégico contra chuvas
Uma ação conjunta entre as secretarias municipais da prefeitura de Macaé será realizada nesta quarta-feira (30) na localidade da Piracema e na região serrana macaense. A decisão foi tomada durante uma reunião na tarde desta terça-feira (29) do prefeito Dr. Aluízio com representantes da Defesa Civil, Câmara Permanente de Gestão (CPG) e das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Limpeza Pública, Saúde, Desenvolvimento Social, Ordem Pública, Interior, Obras e Ambiente.
A necessidade da reunião surgiu da grande quantidade de chuva que pode cair na cidade nos próximos dias, além do fato de na manhã desta terça-feira (29), o prefeito ter acompanhado o funcionamento da bomba de drenagem que tentava retirar a água acumulada nas ruas e casas do bairro.
“A Piracema está alagada. Hoje existe uma área extensa com mais ou menos 30 cm de água nas ruas e nas casas das pessoas. A bomba em funcionamento tem por fim tentar diminuir aquela quantidade de água, jogando-a para a outra margem do Rio Macaé. A Piracema fica abaixo do nível do mar e com o aterramento que foi feito ali, os bairros Malvinas, Nova Esperança, Nova Holanda se transformaram em áreas totalmente vulneráveis aos alagamentos, até porque Macaé é uma cidade propícia a alagamentos por natureza", destacou Dr. Aluízio.
Durante a reunião, os representantes das diferentes pastas da administração pública ficaram responsáveis por analisar detalhes referentes à sua área de atuação no governo, com a intenção de realizar um planejamento com relação a questão das águas das chuvas e dos alagamentos.
“Fizemos um planejamento estratégico para a realização de algumas ações pela cidade, a princípio no bairro Piracema e na região serrana de Macaé. Estará presente todo o núcleo estratégico do governo, junto com a Defesa Civil e mais o Desenvolvimento Social. Vamos visitar in loco esses lugares e perceber suas necessidades e, a partir daí, tentar solucionar no mesmo momento ou o mais breve possível”, comentou o prefeito.
De acordo com Dr. Aluízio, além das equipes das respectivas secretarias, várias ferramentas e máquinas serão levadas para tentar iniciar os serviços emergenciais, inclusive para os que sofreram consequências de saúde por conta das chuvas e alagamentos.
“Se a demanda for maior do que esperamos, será feito um ordenamento para os atendimentos. Vamos levar aos hospitais, caso seja necessária algum tipo de remoção, o que não nos parece ser o caso. Contudo, vamos nos preparar para todas as possibilidades. Será feita uma ação maior no Sana, incluindo trabalhos de limpeza de estradas, atividade que já vem sendo feita pela Secretaria de Interior e Limpeza Pública no distrito. Amanhã será o momento de identificar que tipo de ações precisam ser feitas e incrementadas. Mas precisamos ver de perto a realidade para sabermos o que podemos e devemos fazer”, explicou Dr. Aluízio.
As ações iniciam às 08 horas desta quarta-feira (30), na bairro da Piracema e segue por toda a região serrana até o distrito do Sana.