Educação anuncia mais de cem cursos de qualificação em 2012 e abre inscrições para os cursos "Pereirão"


Durante a oitava cerimônia de entrega dos certificados aos alunos dos cursos do Projeto de Qualificação Profissional de Jovens e Adultos Não Exclusivos à Cadeia do Petróleo do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (PRODESMAR), executado pela Secretaria Municipal de Educação através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (CETEP), o secretário, Guto Garcia, anunciou a abertura das inscrições para os cursos do programa "Macaé Mais Feliz", popularmente conhecido como "Pereirão", onde serão oferecidas mais de 200 vagas para as mulheres na área da construção civil.

Os cursos são: Assentadora de Pisos, Azulejos e Revestimentos, Bombeira Hidráulico, Carpintaria para Construção Civil, Eletricista Predial, Pedreira de Acabamento, Pintora Predial, Armadora de Ferros, Técnicas de Acabamento, Encanadora Predial, Pedreira de Concreto Armado e Pedreira Estucador. As interessadas devem procurar um dos quatro pólos de inscrições: o CETEP, gabinete da vice-prefeita, Macaé Facilita de Córrego do Ouro ou o Complexo Popular de Alimentação - COPA, na Barra. É necessária apenas a carteira de identidade. As aulas começam dia 27 de fevereiro em locais e horários a serem divulgados.
"O "Pereirão" é uma proposta pioneira. A meta é qualificar no ano de 2012 cerca de 240 mulheres. O melhor meio para ajudar as pessoas é ofertando qualificação profissional de qualidade e o CETEP nos seus quatro anos de existência cumpre bem esse papel justificando a sua criação. Em 2012 teremos mais de cem cursos no CETEP com meta de certificar cinco mil pessoas. O curso preparatório para concursos, também continua. Teremos um intensivão em janeiro", anunciou Guto Garcia.
Na formatura do PRODESMAR, realizada quinta-feira, 8, o Gerente de Comunicação e Segurança de Informação da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Campos (UO-BC), Lincoln Weinhardt, falou sobre a continuidade da parceria entre a Petrobras e a Prefeitura, incluindo outras empresas privadas que irão investir em qualificação, garantindo o Projeto de Qualificação Profissional de Jovens e Adultos Não Exclusivos à Cadeia do Petróleo em 2012.
A diretora presidente do CETEP, Waleska Freire Losano, destacou o empenho da turma do curso de Técnicas da Construção Civil, que fez melhorias na Escola Municipal do Engenho da Praia através das suas aulas práticas. "A aluna Fabiane de Carvalho levantou três paredes. O curso deste ano foi um sucesso. Agradecemos aos funcionários, alunos, professores, empresas e instituições como a Firjan, Instituto Jelson da Costa Antunes, e principalmente a Petrobras, por acreditar na Educação Profissional".
Os cerca de 200 alunos presentes participaram de um sorteio de um lap top. Edenilson dos Santos Conceição, morador da Nova Holanda, aluno do curso de AutoCad e Eletricidade Residencial, foi o ganhador. "Foi um presentão de Natal", disse, ao lado do ex- vice-prefeito, Carlos Augusto de Paula, o Carlão, e do secretário Guto Garcia, na entrega do prêmio.
PEREIRÃO - O programa "Macaé Mais Feliz", popularmente conhecido como "Pereirão", é fruto de um projeto de autoria da vice-prefeita, Marilena Garcia, aprovado por unanimidade este mês na Câmara Municipal, e sancionado pelo prefeito Riverton Mussi como Lei número 3691-2011. O objetivo é promover a qualificação profissional para mulheres jovens e adultas, em situação de vulnerabilidade e risco social, para exercerem funções básicas do setor da construção civil, visando à inserção no mercado de trabalho.
"Quando estive em Brasília apresentando o perfil da mulher na região do petróleo para a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, ela me apresentou a demanda nacional de mulheres na área da construção civil e os resultados do programa do Governo Federal "Mulheres Construindo Autonomia na Construção Civil". Retornei para Macaé com essa missão da implantação dos cursos para mulheres na área da construção civil. Esse programa será um marco na vida das mulheres de Macaé, pois todas estarão representadas pelas que participarão do curso comprovando a força da mulher", disse a vice-prefeita, Marilena Garcia.

Veja mais fotos em http://liviocampos.kea.kinghost.net/webcetepentregadiplomas2011/

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS