O deputado federal Dr Aluizio (PV/RJ) repudiou na última terça-feira (03/05), em discurso no Plenário da Câmara dos Deputados, ações contra a liberdade de expressão praticada por colegas de parlamento.
A crítica se refere a pedido de cassação apresentado pelo vereador de Macaé, Julinho do Aeroporto (PMDB), contra o Danilo Funke (PT). No mês passado, enquanto era apreciado na Câmara Municipal projeto de plano de cargos e salários do magistério, o petista postou no Twitter, em tempo real, os votos de cada parlamentar local sobre o tema.
"Não se pode ocultar o voto de um homem público no seu exercício parlamentar. A transparência dos atos legislativos é um dever de todas as casas de leis deste país. É inadmissível, nos dias de hoje, negar à sociedade o conhecimento do que ali se pratica", criticou o deputado.
De acordo com Dr Aluizio, houve "intolerância política e a falta de compromisso com a Democracia", já que esta é, antes de tudo respeito às liberdades, dentre as quais a de expressão. Ainda durante discurso, o deputado aproveitou para propor à Câmara de Vereadores daquele município que adote o uso da transmissão televisiva das suas sessões, ato comum em diversas casas legislativas e imprescindível para a transparência e direito soberano dos cidadãos ao acesso à informação.