Educação realiza primeira formatura Prodesmar de 2011

A formatura está dentro de um complexo de ações que visam a sustentabilidade da região

A prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação, realizou nesta terça-feira (3), na Cidade Universitária, a entrega de cerca de mil certificados, de 24 cursos de qualificação do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep). As qualificações foram oferecidas através do Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar).

Além dos alunos do Prodesmar, 41 alunos receberam certificado da oficina de inglês offshore oferecida pela instituição. A vice-prefeita Marilena Garcia, parabenizou a todos os responsáveis pelos cursos pelo carinho, dedicação e qualidade do trabalho. Ela aproveitou o momento para ressaltar a importância do Cetep para o fortalecimento da cidadania. “O centro abre as portas para o cidadão que necessita de saber, se tornando assim, a expressão da possibilidade de trabalho”, ressaltou. 

Já o secretário de Educação, Guto Garcia, explicou a formação da educação no município e lembrou a criação do Cetep, quando ainda era Secretário de Ciência e Tecnologia. 

- Nosso objetivo é fortalecer o Centro de Educação Tecnológica e Profissional e ampliar seu campo de atuação. Para tal, está sendo construída este ano, em Córrego do Ouro, a Escola Técnica Rural, que deverá atender alunos a partir do 6º ano do Fundamental, que será gerida pelo Cetep. O objetivo do Governo Federal tem sido no sentido de incentivar a qualificação profissional, e Macaé está indo de encontro com esse objetivo, explicou. 

O gerente de comunicação e segurança da informação, da Petrobras, Lincoln Weinhardt ressaltou a participação do Cetep no Prodesmar, que tem se mostrado caso de sucesso na gestão de projetos. 

- A formatura está dentro de um complexo de ações que visam a sustentabilidade da região. A Petrobras se sente muito honrada com a formatura e assumiu compromisso de aproximar empresas de petróleo da região para ampliação do convênio, comentou. 

A diretora presidente do Cetep, Waleska Freire lembrou que o convênio Prodesmar foi ampliado para a formatura de mais 3500 pessoas até o final do ano e ressaltou o índice de empregabilidade dos alunos que freqüentam os cursos oferecidos. “Quero aproveitar e parabenizar as pessoas que ao completar esses cursos conseguiram realizar o sonho de conseguir um emprego”. 

Entre os alunos citados como caso de sucesso estava Gilmara Ferreira, de 30 anos, que após completar um total de sete cursos, conseguiu colocação na empresa M3 Transportes, que presta serviços para a Schumlubeger. “Depois que completei o curso de Assistente de materiais e logística, fui convidada pela empresa para trabalhar com logística de pessoas. Foi realmente muito bom”. 

Outro que também deu seu depoimento foi Rodrigo Rodrigues da Silva, de 27 anos, que após concluir o curso de Segurança do Trabalho, abriu uma empresa própria no ramo. “O curso me deu o know how que eu necessitava para dar esse passo”, explicou. 

Foram entregues os certificados dos cursos de Administração de Suprimentos de Materiais, Agente Ambiental, Almoxarifado, Assistente Administrativo, Assistente de Contabilidade, Autocad, Departamento Pessoal, Eletricidade Residencial, Informática Avançada, Informática Básica, Inglês Básico, inglês intermediário, leitura e interpretação de desenho técnico, NR-10, Assistente de Recursos Humanos, Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Noções Básicas de Segurança do Trabalho, Secretariado e Recepcionista. As pessoas que não puderam comparecer à formatura, podem retirar seus certificados no Cetep. 

Além dos cursos do Prodesmar, o Cetep possui cursos subsidiados integralmente pela Prefeitura, os cursos do Programa Educa Mais da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), do Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA), da empresa Fraend, entre outros. Os interessados devem ter mais de 16 anos e comparecer na Rua Alfredo Backer, 363, Centro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, munidos dos seguintes documentos: cópia de carteira de Identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, cópia e original da declaração escolar, uma foto 3x4, certidão de casamento ou nascimento e PIS. O telefone do Cetep é 2770-0828.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS