Os moradores do Distrito de Tapera e de Trajano de Moraes receberam de braços abertos, na última quarta-feira, dia 11, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), acompanhado do prefeito do município, Sérgio Gomes (PMDB), para a inauguração das obras de asfaltamento da RJ-162. Uma conquista notória tanto para os produtores rurais do Norte Fluminense, que utilizam a via para escoar sua produção agropecuária, quanto para os turistas que usam a estrada como acesso alternativo à Região dos Lagos. Isso porque, além de interligar o distrito de Tapera ao município de Macaé, a rodovia, na qual foram investidos pelo Estado mais de R$ 10 milhões, também serve de acesso à capital do Rio pela BR-101.
Mas, a comunidade de Tapera teve outros motivos para comemorar. Neste mesmo dia, o prefeito Sérgio Gomes entregou um laboratório de informática, com dez computadores, para a Escola Municipalizada José de Moraes Sousa, que será utilizado tanto pelos alunos da instituição quanto pelos moradores da localidade. E, as novidades não pararam por aí. Foi anunciado, ainda, o início das obras de reforma do posto de saúde de Tapera. “O governador Sérgio Cabral não veio, aqui, somente para entregar os oito quilômetros de asfalto da RJ-162. Veio garantir, também, uma outra obra importante para comunidade que é a reforma do posto de saúde”, destacou.
Sobre a inauguração da RJ-162, Sérgio Gomes frisou que o asfaltamento, além de ajudar no escoamento dos produtos agrícolas de Trajano, vai garantir mais segurança e qualidade de vida para os moradores da região. “Os agricultores de Tapera deslizavam em barro para chegar em Macaé ou no Rio de Janeiro. Colocavam suas vidas em risco e deixavam suas famílias preocupadas. Com a obra concluída, esse perigo acabou. Agora, nossa reivindicação junto ao governo do Estado é conseguir o asfalto para os 28 km que ligam Tapera até o município de Trajano. Tenho certeza que o governador vai analisar nosso pedido com muito empenho”, afirmou Serginho.
O prefeito disse, ainda, que Sérgio Cabral deu um grande exemplo para a vida política do Estado ao terminar o asfaltamento da RJ-162, iniciada na gestão anterior. “O acordo do governador é com o social, com a população do Estado do Rio de Janeiro. E o primeiro compromisso de Sérgio Cabral, ao assumir o governo do Estado, foi terminar as obras em andamento. Isso, sim, é governar pensando na coletividade”, destacou.
Durante seu discurso, o governador agradeceu às homenagens recebidas, principalmente dos produtores rurais de Tapera, de quem recebeu uma placa comemorativa. Há 20 anos, o distrito não recebia a visita de um governador do Estado. Cabral enfatizou que vai continuar governando pensando em todas as cidades do Rio de Janeiro, independente de partido – já que obteve cerca de 70% dos votos do Estado e anunciou, ainda, que vai recapiar mais 700 metros de estrada, de Glicério até a rodovia.
Inauguração contou com diversas autoridades e atrações variadas
Prefeitos da região - como Macaé, Carmo e Conceição de Macabu - deputados estaduais e federais, vereadores, secretários de Estado e autoridades militares formavam a comitiva do governador Sérgio Cabral que chegou à Tapera por volta das 15h. O secretário Estadual de Agricultura, Cristino Áureo afirmou que o Estado tem intenção de criar uma central de abastecimento em Macaé que vai alavancar, ainda mais, a economia da região. O deputado federal Fernando Lopes destacou a importância da RJ 162 para o escoamento dos produtos agrícolas de Tapera, Ponte Nova, Maria Mendonça, Ponte de Zinco, Macabuzinho e Sodrelândia.
Antes mesmo da chegada do governador, cerca de 500 pessoas presentes no local já se divertiam ao som da banda musical Cabeça de Égua. Durante todo o dia, aconteceram, ainda, outras apresentações, como do grupo Feliz Idade – projeto desenvolvido para a Terceira Idade, através da Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Trajano – grupo de capoeira e grupo folclórico Mineiro-Pau, além de uma sessão especial do projeto Cinema na Roça, uma atração à parte. E a criançada se divertiu com cama elástica, pula-pula, algodão doce, cachorro quente e refrigerante.