AEROPORTO DE MACAÉ

O Aeroporto de Macaé, onde estão baseados 65 helicópteros é integrante da rede INFRAERO, e propicia 1.113 empregos, através das Companhias que nele operam: INFRAERO, Líder Táxi Aéreo S/A, Aeróleo Táxi Aéreo Ltda, Helivia Aerotáxi Ltda, BHS – Brazilian Helicópter, Marlim Azul, EMAR Táxi Aéreo Ltda, Banco ABN AMRO S/A, Petrobrás- Apoio Aéreo, Atlas Táxi Aéreo, TEAM - Transportes Especiais Aéreos e Malotes Ltda, OMNI- Táxi Aéreo Ltda, Castle Air.

Para apoiar as dinâmicas atividades offshore de exploração de petróleo e atender as necessidades aeroportuárias de Macaé, está em andamento na INFRAERO a construção de um novo GNA(Grupamento de Navegação Aérea) com Nova Torre de Controle, Novo Radar de Aproximação, Novos Equipamentos de Orientação Aeronáutica (DVOR) e Nova Sala de Informação Aeronáuticas(AIS).

Operando 24 horas, o Aeroporto conta com 130 operadores trabalhando nos setores de operações, manutenção, e 14 na administração, para atendimento às atividades do expediente.

Em Macaé, o sistema de controle do espaço aéreo opera em regime integral(diurno e noturno) com equipamentos informatizados (SGTAI, SGTC, ATIS, INFOMET) possuindo Torre de Controle, Sala AIS (Air Information Service), Controle de Aproximação (com operação radar), Serviço de Meteorologia e Serviço de Telecomunicações Aeronáuticas. Opera, ainda, três órgãos (Rádio Marlim, Rádio Enchova e Rádio Albacóra), situados em Plataformas onde colaboradores orgânicos da INFRAERO operam, em regime de rodízio quinzenal.

A INFRAERO possui o SISTEMA INFORMATIVO DE VÔO - SIV, que proporciona mais agilidade e melhor visibilidade das informações; este Sistema integra as informações geradas pela PETROBRÁS sobre vôos de chegada e partida do Aeroporto, garantindo um melhor atendimento aos usuários que embarcam para as unidades marítimas e os que utilizam os vôos regulares.

Para atender as emergências aeronáuticas o aeroporto possui uma Seção Contra Incêndio, equipada com 2 Carros de Combate a Incêndio - CCI, com capacidades de armazenar 6.000 Litros de água, 800 Litros de líquido gerador de espuma (LGE) e 250 quilos de pó químico, 1 Posto de Coordenação Móvel - PCM, uma Ambulância e um carro CVE, do Corpo de Voluntários de Emergência, que auxilia no transporte dos materiais de primeiros socorros, utilizados nos atendimentos às emergências aeronáuticas.

Estamos implementando também, em Macaé, o Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional – SGSO, que visa elevar o nível de segurança das operações do Aeroporto, conforme disposto na Resolução 106 da ANAC, motivando toda a comunidade aeroportuária a desenvolver

atitudes adequadas dentro do sítio aeroportuário. O sistema desenvolverá atividades educativas com o objetivo da prevenção de acidentes, tais quais: Coleta de resíduos no Pátio de Estacionamento de

Aeronaves (Momento “FOD”), palestras de conscientização, campanha contra o cerol, utilização da ferramenta relatório de prevenção (RELPREV) combate ao “Perigo Aviário”, pois o hábito de descartar o lixo de forma incorreta, atrai aves a procura de alimentos, trazendo o risco de colisão com uma aeronave.

RESPONSABILIDADE SOCIAL:

A Infraero é empresa cidadã, particando e incentivando o respeito ao Meio Ambiente e desenvolvendo a Ação Social junto à Comunidade vizinha ao Aeroporto, apóia 08 menores, Projeto Nova Vida (Prefeitura Municipal de Macaé) e 02 menores, Guarda Mirim (Guarda Municipal de Macaé), Projeto “Infraero vai à escola”, criado para promover a integração das escolas da comunidade ao sistema de infra-estrutura aeroportuária.

O Projeto Social “Casa de Ofícios”, uma parceria entre a INFRAERO (SEDE -DF) e a Instituição Filantrópica “CASA DO CAMINHO, tem como objetivo proporcionar cursos de informática, atividades educacionais, culturais, artísticas, esportivas e de laser, visando preparar o público envolvido para o exercício da cidadania e geração de renda. Atende 100 pessoas/ano, entre jovens e adultos, sem a exclusão de pessoas com deficiência física.

A Responsabilidade Social da INFRAERO consiste em participar mais diretamente das ações comunitárias do entorno dos aeroportos por ela administrados. Com esta parceria a INFRAERO pretende contribuir com a mudança não só da forma de vida dessas pessoas em situação de risco pessoal e social, como também, criar oportunidades de inserção no mercado de trabalho e na sociedade, resgatando a auto-estima dos residentes nas áreas circunvizinhas do Aeroporto.

O Programa “Segurança de voo vai à escola”, foi uma iniciativa, a princípio, que nasceu da necessidade de se buscar solução de problemas ligados à Segurança de Voo - formação de lixão, perigo aviário, considerável número de pipas encontradas no sítio aeroportuário e a queda de balões.

Através de visitas às escolas com apresentação de palestra conscientizamos as crianças sobre os perigos de soltar pipas, balões e descarte de lixo nas proximidades do Aeroporto. Tornando possível a multiplicação do conhecimento à população macaense, sobre a importância da prevenção de acidentes na Segurança dos Voos.

Fotos:


Superintendência do Aeroporto de Macaé
Hélio Batista dos Santos Filho

Secretaria da Superintendência
Marilúcia C. Felicíssimo Secretária

Gerência de Administração e Finanças
Aldeir Cabrera Carvalho


Apoio da Gerência: Jozimar Correa Nascimento
Karla Monteiro dos Santos


Gerência de Operações e Segurança
Carlos Roberto Gaspar Adolpho



Fiscal de Pátio
José Tadeu dos Reis


Fiscal de Pátio
Gilberto Ribeiro Nunes



Canal de Inspeção
Agentes de Proteção da Aviação Civil – APAC
Nei Teles Ribeiro
Jorge Cláudio Carvalho


Operador de COA – Centro de Operações
Aeroportuária
Derlande Júnior dos S. Viana


Navegação Aérea


Gerente de Navegação Aérea
José Roberto Gementi


Profissionais de Tráfego Aéreo - TWR
Nelson Vieira Marques e

Cláudio Márcio B. da Silva


Coordenadoria de Informações Aeronáuticas
Sandra Ilse Mayer

Coordenadoria de Meteorologia
Alexandre Junqueira da França

Coordenadoria de Segurança Operacional
Wilton Barbosa Ivo

Coordenadoria de Plataforma
Jorge Antonio Gouvêa

Coordenadoria de Tráfego Aéreo
Rui da Silva Dias

Coordenadoria de Telecomunicações Aeronáuticas
Márcio Luiz Neves


Profissional de Tráfego Aéreo –APP Radar
Antonio Carlos Stein Garcia
Anderson de Lima Mendes
Luiz Antonio da Silva Carneiro


Coordenadoria de Manutenção

Amaury Simões Xavier


Na foto: Luiz Antonio Gaudereto Duarte,
André Luiz Lima de Mello, Wilson Teixeira dos Santos

Gerência Comercial
Márcio Pinheiro Barbosa
Apoio: Marcelo Bazilio da Silva


Terminal de Passageiros

FACILIDADES:

. Lanchonete Casa do Pão de Queijo

. Posto Bancário ABN AMRO S/A – Banco Real S/A

. Caixa Eletrônico ITAÚ S/A

. Caixa Eletrônico Bradesco S/A

. Espaço VIP – Revistaria e Conveniência Ltda

. Localiza Rent a Car

. Estacionamento – AERO PARK – 72 vagas

. Posto da Auto Viação 1001

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS