Ciranda dos Livros estimula a leitura e a criatividade

Embarcar na fantasia das histórias infantis e usar a imaginação para multiplicar experiências educativas é a proposta do projeto “Ciranda dos Livros”, desenvolvido com alunos da Educação Infantil do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo. Além de trabalhar a leitura e a criatividade, o projeto estimula uma relação de harmonia com os animais. Objetivo é promover o desenvolvimento cognitivo das crianças e envolver os pais no processo de aprendizagem. O trabalho é desenvolvido pelas professoras Ingrid dos Reis e Rossana Assis, que utilizam 25 livros diferentes para tornar as atividades ainda mais dinâmicas. Cada dia um estudante leva para casa uma caixa com publicações infantis e escolhe um deles para ler com os pais. Após a leitura, pais e filhos retrataram o conto por meio de desenhos, pinturas, vídeos, maquetes, cartazes e outros. A criação é livre e serve para ajudar os pequenos aprendizes a contar a história para os colegas de classe.
Os pais levaram uma tartaruga, um coelho e um passarinho para a sala de aula. Os animais, que são personagens dos livros, viraram atrações em sala de aula. Para a aluna Júlia Maciel, 4 anos, foi divertido reproduzir o conto em maquete. “Eu trouxe uma tartaruga para contar a minha história. Quando acabou, minha mãe deixou eu ficar com ela”, disse. A pequena Maria Clara Gurgel, 4 anos, contou que teve a ajuda do pai, Luiz Machado Matos, para fazer o trabalho. “Ele e a minha Mãe compraram o material e eu colori e pintei.”
A psicopedagoga Roseane Maciel relatou o quanto a filha Júlia ficou entusiasmada com a atividade que envolveu toda a família. Já na casa da pedagoga Fabiana Lopes, até os primos e tios participaram da produção. “Saímos todos juntos para comprar o material e cada um construiu uma parte da maquete. Foi ótimo porque reuniu a família e ajudou a Liz (filha) a superar a timidez de falar em público”.
Para a funcionária pública Humbelina Gurgel é notório o desenvolvimento da criança ao realizar atividades que dão prazer a ela. “Levamos seis horas para concluir o trabalho. A Maria Clara (filha) dava opinião o tempo todo e ia identificando partes da história à medida que ficava pronto. A desenvoltura e a memória dela na hora de contar a história para os colegas foram impressionantes”, destacou.

* Mais informações com a equipe da Assessoria de Comunicação Salesiana
Telefone: (22) 2791-9500 - ramal 310 ou no site www.insgmacae.edu.br .
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS