Os trabalhos começaram ao som da música Planeta Água (Guilherme Arantes), interpretada pela jovem Nathália Machado Benites ao violão. Depois os adolescentes, quase todos da rede pública de ensino, assistiram a uma palestra do doutor em ecologia da UFRJ/Nupem, Reinaldo Bozelli, responsável pela execução do projeto.
O professor Reinaldo falou dos objetivos do encontro e destacou a importância do petróleo para o homem: “Sem esse recurso natural a sociedade não vive atualmente. Daí, a importância da gestão participativa de um bem que é de todos”.
Ele encerrou a palestra parabenizando os jovens “corajosos”, que se dispuseram a tratar de um assunto que a maioria não discute. Também estiveram presentes ao evento a representante da Petrobras, Carolina Cloris; o secretário de Meio Ambiente, Max José de Almeida; a secretária de educação, Maria Lina Paixão Coutinho; a coordenadora regional do projeto, Monique Duarte; além da equipe de gestores e co-gestores do Pólo Rio das Ostras, coordenados por Cláudia Alves Corrêa.