Na capital brasileira do petróleo a quantidade de empresas estrangeiras transforma o aprendizado da língua inglesa em quesito obrigatório para melhorar a vida. Pensando nisso, a Secretaria de Educação através do Centro de Ensino Tecnológico e Profissional (Cetep), possui em sua grade um curso de inglês básico para iniciantes que foi oferecido de 11 até o dia 22 de janeiro para as pessoas que aproveitaram as férias para se qualificar. Cerca de 50 alunos fizeram uma cerimônia de encerramento na sede do Cetep. Os integrantes se confraternizaram e chegaram a cantar algumas músicas em inglês com os professores.
A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, disse que a primeira turma de 2010 se formou esta semana. “Foram 50 alunos matriculados que tiveram aula de 11 à 22 de janeiro e estão agora recebendo o seu diploma. É uma turma bem variada com alunos de idades que variam entre 16 à 60 anos”, informou Marilena.
Segundo o professor de inglês, Paulo Silva Rocha, os alunos tiveram um desempenho acima da média. “São pessoas esforçadas que sabem a diferença que esse curso faz para eles e por isso não perdem tempo e dão o melhor”, destaca.
Para a técnica de enfermagem, Rosa Ângela Vianna, de 52 anos, o curso de inglês serviu para dar mais segurança à execução do próprio trabalho. “Aqui em Macaé tem muitas pessoas que fala inglês e chegamos até a atender pacientes que ficam conversando em inglês com a gente. Sem contar que hoje em dia você precisa de inglês para tudo. De bula de remédio até saber manipular um eletrodoméstico”, conta Rosa que pretende dar continuidade aos estudos. “A gente não pode ficar para trás. Se houver mais cursos de inglês, eu vou fazer”, decreta.