Estão abertas as inscrições para o projeto Botinho 2010. Patrocinado pela Petrobras desde 2003 e realizado pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, o Botinho se tornou uma marca de lazer e alegria do verão nas praias cariocas. Todos os anos, o projeto realiza cursos gratuitos de segurança no mar para crianças e jovens do Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas até o dia 8 de janeiro ou até o preenchimento das 16 mil vagas oferecidas e podem ser feitas no site www.projetobotinho.com.br.
As aulas serão realizadas a partir do dia 4 de janeiro em 38 praias do litoral do estado do Rio de Janeiro, concentradas em dez núcleos: Barra da Tijuca (Barra, Recreio, Barra de Guaratiba); Copacabana (Copacabana e São Conrado); Botafogo (Flamengo e Paquetá); Ramos (Piscinão de Ramos e São Gonçalo); Angra (Angra dos Reis, Parati, Frade, Ilha Grande, Vila Histórica, Mambucaba e Mangaratiba); Niterói (Icaraí, Piratininga, Itaipuaçu, Barra de Maricá e Ponta Negra); Araruama (Praia seca, Iguaba, Saquarema, Rio Bonito); Cabo Frio (São Pedro, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios, Santo Antonio e Peró); Macaé (Casimiro, Rio das Ostras, Macaé) e Campos (Farol de Campos, Atafona, Gargaú, Santa Clara).
O curso Botinho, ministrado pelos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, inclui técnicas de abordagem e salvamento de pessoas em situações de afogamento, biologia marinha, meteorologia, oceanografia, além de educação ambiental e segurança em praias, rios, lagos e lagoas. Os participantes são divididos em três categorias: Golfinho (para crianças de 7 a 10 anos), Moby Dick (de 11 a 14 anos), e Tubarão (de 15 a 17 anos).
Além de melhorar a convivência das crianças e jovens com o mar e aumentar sua segurança, o curso garante maior tranquilidade aos pais. Enquanto as crianças e jovens participam do treinamento, as mães formam turmas com atividades de educação física e jogos de praia.