A Petrobras recebeu nesta quinta-feira (3) dois helicópteros EC-225 Super Puma, da empresa Eurocopter. As aeronaves chegaram no Aeroporto Internacional de Cabo Frio trazidas pelo Antonov NA-124, o maior avião de carga do mundo. Está sendo esperada, ainda, a entrega de uma terceira aeronave (um S-92, da empresa Sikorsky) na próxima segunda-feira, dia 7. Com isso, a empresa terá recebido seis novos helicópteros de última geração, já que, recentemente, foram entregues três aeronaves de grande porte.
Os helicópteros fazem parte de um lote que totaliza 16 aeronaves. Até o final do primeiro semestre de 2010 serão entregues outros 13 helicópteros, sendo nove de grande porte e os demais, de médio porte. As aeronaves atuarão no Heliporto de São Tomé e Aeroporte de Macaé, no início de janeiro, para fazer o transporte da força de trabalho offshore até as unidades de exploração e produção da Bacia de Campos. Os modelos têm capacidade para 18 passageiros cada.
As novas aeronaves estão equipadas com tecnologias de última geração, capazes de detectar, graças a sensores altamente sofisticados, a mais sutil vibração ou sinal de risco operacional. Os sensores podem prevenir colisões, com o auxílio de sistemas que identificam a presença de outras aeronaves no espaço aéreo ou fornecem informações do terreno sobrevoado.
Além disso, as aeronaves possuem botes salva-vidas instalados externamente para todos os passageiros e tripulantes. A aplicação de novas tecnologias à segurança de voo faz parte do pacote de ações implantadas pelo Programa de Excelência Operacional em Transporte Aéreo e Marítimo (PEOTRAM).