A Secretaria de Cultura do Estado e o Ministério da Cultura em seu edital público em 2008, selecionaram o Centro de Formação do Artista Cristão como um dos 150 pontos de cultura espalhado por todo o estado do Rio. Com uma estrutura bem mais ampla, o CEFAC inaugura nesta próxima sexta dia 20 às 19 hs o ESPAÇO CULTURA. “Trata-se de um espaço alternativo que tem como objetivo fomentar um movimento cultural já existente em nosso município e especialmente na região serrana de Macaé”; afirma o Professor da EMART e diretor do espaço Raul Lavor. “ Já funcionávamos em 2008 de forma embrionária com aulas de teclado, violão, canto e musicalização.
Hoje, com uma estrutura melhor além de atendermos com mais qualidade a nossa comunidade, funcionaremos também como um espaço alternativo para pequenos espetáculos.”Um outro projeto também desenvolvido pelo CEFAC é o Projeto Mestre Fantoche Escola. Trata-se de um projeto arte educador desenvolvido nas escolas municipais no qual os alunos da rede pública através de oficinas diversas de artesanato, dramaturgia e música produzem espetáculos de bonecos. Ressalta o diretor Prof. Raul Lavor: “ O Projeto Mestre Fantoche Escola atenderá a 24 escolas Municipais no decorrer de 3 anos; Além de produzir 6 Mostras Locais de Teatro de Bonecos em localidades de risco social, produziremos também o Primeiro Festival de Teatro de Bonecos de Macaé.”
O ESPAÇO CULTURA oferece atualmente aulas de Teclado, violão, guitarra, bateria e canto. Desenvolve também um projeto com reforço Escola para alunos do primeiro segmento de ensino fundamental sob a direção da pedagoga Izabel Christina. Vale a pena conferir os eventos que começarão no dia 20 com presença do Madrigal da Escola Municipal de Artes, se estendendo até o dia 28 com uma série de atrações envolvendo Espetáculos de Bonecos; Mostra de artesanatos; Palestra sobre diversidade cultural brasileira com a artista Lucia Caldas, Oficina de poesia com o escritor Gerson Dudus e apresentação de vários grupos locais.