Nesta quinta-feira, 12, ocorreu a Exporeciclar 2009 – evento lúdico, de iniciativa de responsabilidade socioambiental da Petrobras, que busca fomentar a necessidade de reciclar e gerir os resíduos junto aos alunos da rede pública regional. Cerca de 350 participantes, entre eles 275 estudantes, estiveram na Tenda Petrobras, em Macaé, e trocaram experiência por meio de onze estandes e três oficinas sobre o tema Consumo Consciente.
Uma das oficinas, a Arte com Papel, coordenada pelo artesão Mário Lúcio, do Petrobras Programa de Criança, ensinou técnica de corte e colagem de papel reciclado para resgate de brinquedos antigos. Lúcio diz que a técnica foi aprimorada no momento de crise, quando a matéria-prima e os investimentos estavam em baixa. “Vi a oportunidade de iniciar este trabalho, que é um dos poucos divertimentos de muitos meninos”, conta.
Cada município levou uma equipe composta por 25 alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental – responsáveis pela execução e desenvolvimento das atividades – e cinco coordenadores. A gincana teve quatro modalidades: estande, gincana ambiental, karaokê e teatro. Os jurados elegeram a cidade de São João da Barra como campeã, ficando em segundo e terceiro lugares Quissamã e São Francisco de Itabapoana.
Participaram da iniciativa as seguintes cidades ligadas à área de abrangência das atividades da Petrobras na Bacia de Campos: Armação dos Búzios, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e São Pedro da Aldeia.