O fim se semana chuvoso que antecedeu o feriado do dia de Nossa Senhora de Aparecida provocou inúmeros alagamentos no município de Araruama, na Região dos Lagos. No bairro do Parque Hotel, um rio transbordou com o grande volume de água que recebeu em dois dias de chuva, fazendo desaparecer a Rua Miguel Calmon. Algumas casas do local ficaram alagadas, causando vários transtornos para os seus moradores. Foi preciso andar pela água suja para sair ou entrar no local.
Esta é a segunda vez, em menos de um ano, que enchentes assolam o bairro. As fortes chuvas de dezembro de 2008 também causaram estragos na localidade, alagando casas e deixando pessoas desabrigadas “A água entrou na minha casa e perdi uma cama e guarda-roupa. Fiquei 15 dias sem poder entrar na minha própria casa”, disse a dona-de-casa Fabiana Lima.
Os alagamentos no Parque Hotel começaram após a realização de trabalhos de pavimentação em algumas ruas do bairro, realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em novembro do ano passado. Parte do rio que transborda foi aterrado para que pudesse ser feito o asfaltamento da Rua Argentina. Com isso, a via hídrica perdeu sua capacidade de escoamento das águas através das galerias pluviais.
A empresa responsável pela a execução da obra, Oriente Construção Civil alegou que apenas executou os serviços de pavimentação seguindo a orientação do projeto apresentado pelo DER. Uma equipe técnica do Departamento visitou a localidade, em abril deste ano e garantiu que seriam realizados eventuais reparos nas obras realizadas, mas até o momento nada foi feito.
Pablo Custódio
DRT/RJ 29.252