Inglês é um dos cursos mais procurados na Educação

http://www.jornalorebate.com.br/186/Imagem289.jpg

Numa cidade como Macaé, onde 10% da população são compostos por estrangeiros, saber uma segunda língua é fundamental. Especialmente quando o assunto é Mercado de Trabalho. Pensando nisso, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), oferece gratuitamente os cursos de Inglês e Espanhol nos níveis básico e intermediário.


De acordo com a coordenadora Pedagógica da instituição, Renata Dumart, o curso de Inglês é um dos mais procurados da instituição. “Cerca de 45% dos nossos atendimentos são para cursos de línguas e a maior parte é para o Inglês básico I. Para se ter idéia, temos hoje 104 alunos frequentando o módulo I de Inglês, 22 no módulo II, 23 no módulo básico de Espanhol e nove no intermediário de Espanhol”, enumera.

Os dois cursos (Inglês e Espanhol) têm ênfase em conversação. “Nosso objetivo com esse curso é a inserção no mercado de trabalho. Para tal, a conversação é fundamental. Nossos alunos precisam saber comunicar com seus colegas de trabalho e entender o que precisam”, explica a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia.

Os alunos aprovam o curso. “Atualmente, o mercado de trabalho está muito competitivo. É preciso ter um diferencial. O curso é bom e o fato de ter muita conversação é ótomo. É uma forma de estarmos interagindo. Sem dúvida, é a parte que mais gostamos da aula”, diz a aluna do curso inglês básico I, Patrícia Aparecida Balbino, de 28 anos.

O aluno Roberto Pereira também aprova. “Me inscrevi porque estava procurando emprego e me disseram que antes eu precisava aprender inglês. Tenho muita dificuldade, mas acho o curso bom e tenho certeza de que vai me ajudar muito”, comenta.

Os cursos de línguas fazem parte do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar). Este Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos consiste na implantação, ao longo de um ano, de 54 cursos de capacitação profissional não diretamente ligados à indústria do petróleo com 5.740 vagas para moradores de área de alto risco social.

As pessoas que tiverem interesse em se inscrever devem se dirigir ao Cetep, localizado na Rua Alfredo Backer, 363, Centro, (Rua do Corpo de Bombeiros), de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e sábados de 8h às 12h. É preciso ter no mínimo de 16 anos e levar cópias dos comprovantes de escolaridade (ou do ensino médio ou fundamental); comprovante de residência; identidade; CPF, título de eleitor e uma foto 3x4.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS