A expectativa é que 900 pessoas participem da Conferência. O objetivo do encontro é oferecer um espaço democrático, onde governo e sociedade construirão juntos os rumos para a educação municipal e nacional. O tema da I Conferência Municipal de Educação é “Construindo o sistema articulado de educação: O plano de educação, diretrizes e estratégias de ação”.
“A educação em Macaé está passando por uma grande transformação, especialmente no seu modelo e princípios filosóficos. De acordo com o que já vem sendo feito pelo Governo federal através do PAR, a Secretaria de Educação se abre para pensar uma escola participativa e democrática, sendo um dos instrumentos capazes de auxiliar os indivíduos a alcançarem uma condição de cidadania plena”, disse a vice-prefeita e secretária municipal de educação, Marilena Garcia.
Para o palestrante da primeira palestra da programação, o doutor em Psicologia e vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé, Joelson Tavares Rodrigues, a educação é um dos motores do desenvolvimento. “É preciso a nossa ação em dois níveis: por um lado dando as escolas as condições apropriadas para as suas instalações físicas e por outro valorizando os professores e funcionários, através do investimento em suas formações. Além disso é fundamental a participação de toda a comunidade - alunos, professores, funcionários em geral, familiares, associações de moradores, nos destinos da escola, espaço que passa a ser essencialmente coletivo e efetivamente democrático”.
A programação está organizada com seis eixos temáticos. Cada eixo possui os colóquios que visam garantir o aprofundamento teórico necessário à análise das propostas a serem encaminhadas para a Conferência Intermunicipal de Educação. Após a abertura solene e a composição da mesa, haverá uma apresentação cultural seguida da leitura e aprovação do regimento interno.
Será realizada uma palestra sobre a Conferência, a apresentação dos eixos temáticos e o início dos trabalhos dos grupos temáticos. No dia 20, haverá a continuação dos grupos temáticos, a plenária dos eixos, a plenária final e a escola dos delegados para a Conferência Intermunicipal.
Cada eixo vai ser apresentado por uma pessoa da área de educação. O primeiro eixo tem como tema “Papel do Município na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação” será apresentado pela professora Ivânia Ribeiro, membro do Sindicato dos Professores de Macaé. O segundo eixo será sobre “Qualidade da Educação Municipal, Gestão Democrática e Avaliação, apresentado pelo professor Francisco Gomes, diretor da Faculdade Professor Miguel Angelo da Silva Santos ( FeMASS).
“Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso” vai ser o terceiro eixo apresentado pela professora Ana Cristina Torres, supervisora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação. O quarto eixo “Formação e Valorização dos Profissionais da Educação no Município”, sob apresentação da professora Bianca Kers Baumer, supervisora de Ensino da Secretaria de Educação.
O quinto eixo “Financiamento da Educação Municipal e Controle Social” terá como apresentador o professor Sol Gray, subscretário de Educação no Ensino Fundamental. A professora Rita de Fátima Manhães Barreto, membro do Sindicato dos Professores, vai finalizar com o sexto eixo temático sobre “Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade”.
Mais informações pode ser obtida no telefone 27724955 ramal 230.