É com orgulho que agradecemos os votos a chapa 02, um voto de confiança por acreditar que na oposição está o caminho contra o atrelamento do sindicato aos patrões. Faz-se necessário, acima de tudo, frisar a coragem e a obstinação dos nossos bravos candidatos e apoiadores durante a campanha. Foram 21 dias de intensa mobilização, de renúncia ao lazer e ao convívio em família - e, para alguns, às próprias férias - em nome de uma luta legítima, pelo resgate da combatividade e da autonomia no nosso sindicato. Batalhamos em desvantagem contra uma chapa que contou com diretores sindicais liberados, além do riquíssimo apoio da Petrobrás, FUP, CUT e governo Federal, e obter um resultado expressivo como este que alcançamos é, por si só, uma bela vitória.
Nossa campanha não se pautou por leviandades, nem por ataques rasteiros a colegas ou aproveitamento político de conquistas coletivas da categoria. Fizemos um debate de propostas, colocando para a base da categoria a necessidade de termos, novamente, um sindicato combativo e desatrelado da Petrobrás, da CUT e do governo.
Apresentamos um programa de comprometimento com as lutas e reivindicações da categoria, pelo qual seguiremos lutando, e buscaremos dialogar sobre esse programa em cada local de trabalho. Ao final do processo eleitoral, obtivemos quase 40% dos votos e o apoio de uma significativa parcela de sindicalizados descontentes com a atual direção é a maior vitória e a consolidação da FNP-NF – FRENTE NACIONAL DOS PETROLEIROS NORTE FLUMINENSE, que só aumentam nossa responsabilidade e nos motivam a seguir lutando para que o nosso sindicato seja, mais uma vez, combativo e independente.
Fica o nosso agradecimento a cada um dos 1.711 colegas que depositaram sua confiança em nossa proposta. É fundamental, também, explicitar nosso contentamento com os apoios obtidos dos Sindipetros: RIO DE JANEIRO; SÃO JOSÉ DOS CAMPOS; LITORAL PAULISTA; SERGIPE; PARA; DIREÇÃO ELEITA DO RS; AEPET; AMBEP; FENASP; CDPP; LIGA OPERARIA CAMPONESA; CONLUTAS; INTERSINDICAL; AEPETRO; ESTUDANTES; INDEPENDENTES entre outras oposições petroleiras do Brasil.
Fica o convite para que todos os trabalhadores (Petrobras, Contratadas) participem e ajudem a construir nossa FNP, fazendo com que nosso programa seja cada vez mais forte e representativo. Resta parabenizar também e manifestar nosso respeito pela decisão da categoria, que é e sempre deve ser soberana em nosso Sindicato.
A atual direção, nosso recado: o compromisso da oposição não se encerra com as eleições. Seguiremos lutando firmemente contra esses atentados à democracia e à representatividade da nossa categoria. Lutaremos, até o fim. Da mesma forma, seguiremos pautando à categoria a nossa visão quanto aos ataques a nossos direitos, bem como participando das instâncias legítimas do nosso sindicato para contribuir com essa perspectiva. Vamos à LUTA!
CAIXETA / FNP.NF