Mar em alta

Foto: Jorge Vicente

Valdeci conversou com moradores e esta preocupado com a noticia que dá conta que Macaé estaria afundando: Pesquisa mostra que nível do mar pode subir o dobro do que o previsto pelo IPCC

O nível do mar, em uma escala planetária, poderá subir em média o dobro do que os cientistas do IPCC, o painel do clima da ONU, previram para o atual século.

A afirmação vem de um grupo de cientistas que publicou seus resultados na edição de hoje da revista científica "Nature Geoscience". Eles estudaram o passado, mais precisamente um período de tempo de 5.000 anos, quando a Terra também teve um clima bastante quente.

Os cientistas do IPCC, após rodarem seus modelos matemáticos, calcularam uma média de aumento para o nível do mar, até o fim do século 21, de 80 centímetros. Porém, o estudo feito agora chegou a uma medida que é exatamente 100% maior do que a anterior: 1,6 metro.

A estimativa foi feita com base na análise de um dos chamados períodos interglaciais, que vai de 119 mil anos a 124 mil anos atrás. Naquele tempo, por causa de uma alteração na órbita do planeta em relação ao Sol, o clima da Terra era mais quente do que o registrado hoje.

O nível do mar, segundo os cálculos dos cientistas, subiu 6 metros em relação ao nível atual. O derretimento do gelo que cobria o território da Groenlândia e da Antártida foi o grande protagonista da alteração do nível do mar.

"Até agora, não havia um conjunto de dados suficientemente robusto que pudesse explicar o quanto maior o nível do mar estava no passado em comparação com o de hoje", disse por meio de nota Eelco Rohling, do Centro Nacional de Oceanografia da Grã-Bretanha. A medida obtida pelo pesquisador - e colaboradores-, de 1,6 metro, foi calculada para cada um dos séculos do chamado período interglacial.

No caso da Groenlândia, a temperatura pretérita do ar, segundo o estudo, estava entre 3C e 5C mais quente do que é hoje. É exatamente essa a diferença que os modelos climáticos calculam que existirá na mesma região, entre 2050 e 2100. Cenário que pode provocar as mesmas conseqüências do passado.

A única dúvida, explicam os cientistas, é em relação a velocidade do derretimento. Nenhum modelo usado até agora conseguiu prever uma mudança no fluxo do descongelamento tão rápida como no passado. Porém, explicam os pesquisadores, essas modelagens não levam em conta vários processos dinâmicos que estão sendo observados em campo.

Waldecy Brandão é vereador em várias legislaturas. Seu pai foi um dos mais belos exemplos de alegria de nossas ruas. Seu Jonas foi sapateiro, amigo de meu pai Djecyr Gama e Waldecy herdou de sua mãe, dona Fifi, o carisma popular que o tem levado a várias reeleições. Nascido nas poeiras da Rua da Boa Vista, estudou em colégios públicos e é um velho amigo desde meus tempos de lideranças estudantis nos anos 60. (José Milbs editor)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS