Prefeitura inaugura espaço para idosos

A costureira Sebastiana Ribeiro, de 76 anos, já sabe o que vai procurar no Hotel de Deus, voltado para a proteção ao idoso e inaugurado nesta terça-feira (17) pelo prefeito Dr Aluizio, na Linha Azul, Virgem Santa. "Vou fazer artesanato, canto, fisioterapia e visitar os médicos", enumerou a moradora da Aroeira. No Hotel de Deus funcionarão três equipamentos públicos principais: o Centro Dia para Idosos, os consultórios médicos e a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

Foto: Rui Porto Filho
https://jornalorebate.com.br/20-01/hotel.jpg
Hotel de Deus terá consultórios médicos, centro de convivência para o dia e instituição de longa permanência para a noite

"Esse hotel é feito para cada pessoa que tem mais de 60 anos, para tomar café, ir ao médico, fazer consulta com ginecologista, geriatra, ortopedista. Esse projeto também é feito para quem tem mais de 60 anos e não tem onde morar. É um espaço de proteção, de cuidado, de carinho, respeito, para ser acolhedor, humano, para que se possa ter o compromisso de ser feliz e fazer com que a população acima de 60 anos tenha espaço", definiu o prefeito.

A artista Isamara Martins, de 64 anos, apresentou um Ode de Natal na inauguração e elogiou o hotel. "É muito importante que Macaé ofereça tudo isso para o idoso", destacou. Os integrantes da Guarda Sênior, Célio Borges e Waldecir Aguiar já sabem que o comando da corporação passará a ter sua sede no Hotel de Deus e comemoraram o novo espaço.

"O Hotel de Deus veio favorecer centenas de famílias e traz uma nova esperança para os idosos", assinalou Waldecir. As membras da Guarda Sênior, Teresinha Martins, de 68 anos; Cleuva Aparecida, de 64 anos e Ana Maria Anunciada, de 72 anos, classificaram o Hotel de Deus como um espaço de lazer, convivência e aprendizado para a terceira idade.

Hotel de Deus tem serviços distintos 24 horas

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Janine Martins, no hotel funcionarão vários setores integrados no cuidado ao idoso. Os consultórios de atenção à saúde funcionarão de 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, com especialidades como geriatria, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia.

A secretária informou que o Centro Dia para Idosos é um local de convivência voltado para idosos que até então passam o dia dentro de casa, mas que têm família e não precisam dormir fora. "Então ele vem para o Hotel de Deus de manhã, para oportunizar que a família vá para o trabalho, saia do trabalho e busque seu idoso", citou.

O Centro Dia funcionará das 7 às 19 horas e promoverá diversas atividades como ginástica, aula de canto, de artesanato, pintura, espaço de convivência com sala de jogos, de televisão e de leitura. "Neste caso conseguimos fazer a proteção deste idoso que muitas vezes está sozinho em casa e não lembra de tomar seu remédio, esquece o ferro de passar roupa ligado. Haverá um grupo cuidando deste idoso aqui dentro", ressaltou.

Já a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) vai funcionar 24 horas com dormitórios para idosos em situação de vulnerabilidade, que não têm família ou os parentes não querem cuidar. A visitação é à tarde e aos sábados e domingos. Serão servidas seis refeições diárias. "Estamos com capacidade de 15 atualmente, podendo expandir para até 50 de acordo com a necessidade. Esse idoso passa a ficar no Hotel e ter todas as atividades que os idosos do Centro Dia têm, em uma integração", frisou.

A Educação vai implantar o projeto Analfabetismo Zero no Hotel de Deus; a Secretaria de Cultura vai promover oficinas e o curso de cuidador de idoso do Cetep vai realizar as aulas práticas no local. Na inauguração houve apresentação do coral da Casa da Convivência da Secretaria de Saúde, da Orquestra Popular da secretaria de Cultura e auto de Natal do Centro de Convivência do idoso.

Segundo Janine, o público do Hotel de Deus é voltado para o idoso que mora em Macaé e está em situação de vulnerabilidade, com famílias de renda baixa. O processo de seleção passa pelo Centro de Referência de Assistência Social (Creas) e o Centro Dia. O Hotel de Deus fica à margem da Linha Azul, na Virgem Santa, próximo ao Senai de Macaé.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS