Valerie Amos afirmou que neste ano a ONU conseguiu apenas 60% das doações para as operações humanitárias. Foto: UN Photo/Evan Schneider
O escritório da Organização das Nações Unidas para Assistência Humanitária (Ocha) fez apelo em prol do financiamento das operações humanitárias para 2013. O valor solicitado foi de US$ 8,5 bilhões, equivalente a R$ 17 bilhões.Segundo a entidade, o valor será usado para ajudar 51 milhões de pessoas em 16 países que passam necessidades. A coordenadora de ajuda de emergência das Nações Unidas, Valerie Amos, afirmou que, em 2012, a ONU conseguiu apenas 60% das doações para as operações humanitárias. Isso significa, de acordo com ela, que a ajuda não chegou a todos os que precisam.
Valerie comentou ainda que o apelo da ONU inclui ajuda para um milhão de crianças desnutridas no Iêmen, para dois milhões de pessoas no Sudão do Sul e 1,7 milhão no Níger que não têm o que comer.
As Nações Unidas vão contar com 520 organizações não-governamentais para entregar assistência a refugiados, desalojados e outros grupos vulneráveis, que foram obrigados a abandonar suas casas por causa de conflitos ou desastres naturais.
* Publicado originalmente no site EcoD.
(EcoD)