LIBERDADE PARA JOSE MARIA SISON!

O Comitê Internacional Defend condena veementemente a prisão injusta do Prof. Jose Maria Sison, presidente da ILPS (Liga Internacional de Luta dos Povos) pela polícia holandesa , ocorrida hoje de manhã, dia 28 de agosto A partir de acusações forjadas. A polícia ainda fez simultâneos e repentinos ataques a várias casa de filipinos em Utrecht, Holanda, inclusive no escritório da NDFP (Frente Nacional Democrática das Filipinas). A prisão do Prof. Sison aconteceu depois que a Corte Suprema das Filipinas julgou, e arquivou,vários casos políticos contra ele e outras pessoas. Semelhantemente, a polícia holandesa arquivou denúncias contra ele e também a Corte Européia, no dia 11 de julho passado, em Luxemburgo, anulou a inclusão do nome do Prof. Sison no Conselho europeu como "terrorista" já que o mesmo não conseguiu dar uma razão válida para esta inclusão. 

O Prof. Sison foi detido quando estava na sede da polícia de Utrecht, onde compareceu depois de ter recebido um convite deles, supostamente, sobre nova informação já que a queixa contra ele foi arquivada em 2001. De acordo com advogado de Sison, que o acompanhou à delegacia, ele foi levado a uma outra sala para, supostamente, responder perguntas. Mas depois que estava sozinho neste lugar Sison, sem o conhecimento de seu advogado, foi levado para longe, para a Penitenciária Nacional, em Scheveningen, Haia, onde ele está agora sob detenção.

O Comitê Internacional Defend denuncia e repudia o 'Estilo Gestapo' com que a polícia holandesa deteve o Prof. José Maria Sison assim como os ataques repentinos realizados contra outros filipinos. A polícia usou um estratagema de tomar Sison em custódia. E durante os ataques às casas, a equipe de policiais, em alguns casos, não mostrou qualquer mandado de busca e forçou sua entrada quebrando portas ainda que as pessoas estivessem dentro. Algumas casas foram invadidas, sendo que os únicos presentes eram menores. Julie Sison, esposa de Sison, disse que por volta das 9:30 horas a polícia holandesa chegou à sua casa e nem sequer tocou a campainha, mas em vez disso arrebentou sua porta principal. A ela, lhe foi pedido para sentar-se em um canto de sua casa enquanto a polícia carregva seus computadores, documentos, discos laser e outros arquivos. A procura durou até o início da noite. Simultâneamente à prisão de Sison e às buscas em sua casa, o Escritório Internacional de Informação do NDFP e várias outras casas de filipinos, em Utrecht, feram invadidas. A polícia holandesa confiscou computadores, computadores portáteis, papéis, disquetes, memória morta de disco laser, e DVDs.

A prisão do Prof. Sison e as buscas em várias casas de filipinos têm um claro motivo político. O enviado de UE, Javier Solana disse que a etiqueta de "terrorista" no Partido Comunista das Filipinas, no NPA (Novo Exército do Povo) e no Prof. Sison seriam derrubados se eles capitulassem. As Filipinas, a Holanda e EUA usam processos judiciais, por pressão política, no NDFP para que ele se rtenda ao governo de Manilha. O Comitê Defend responsabiliza o governo holandês por quaisquer danos que possam acontecer ao Prof. Sison, inclusive por sua eventual rendição a qualquer país fora dos Países Baixos, enquanto sob custódia. O Comitê Defend anuncia que por causa de tudo isso haverá mobilizações de protesto nas Filipinas, Canadá, EUA, Austrália, Hong Kong, Indonésia e vários países em Europa e outros.

IMEDIATAMENTE LIBERE PROF. JOSE MARIA SISON!

REJEIÇÃO ÀS ACUSAÇÕES FORJADAS!

FIM À PERSEGUIÇÃO POLÍTICA AOS FILIPINIS PROGRESSISTAS NA EUROPA!

Comitê internacional DEFEND
Utrecht, Holanda.

Para referência:

 Atty. Jan Fermon
Lead Counsel in the European Court of First Instance case
+32-475441896
 
Atty. Michel Pestman
Counsel
+31-20-3446200

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS