A libertação por parte da guerrilha das FARC foi adiada por quase um ano por culpa da intransigência de Uribe. Nesta oportunidade o espaço para montar armadilhas, manobras sujas ou falsos positivos tinha-se reduzido, mas, igual a como em outra oportunidades, Uribe e seus generais violaram o Protocolo assinado para facilitar a entrega do oficial Pablo Moncayo, pois realizaram sobre-vôos na região onde ele se encontrava, antes de sua entrega à Comissão Humanitária liderada pela incansável Senadora Piedad Córdoba.
Não se pode negar a existência de um conflito social e armado na Colômbia.
O militar colombiano vencido em combate e feito prisioneiro de guerra em 21 de dezembro de 1887 na toma da Base Militar do cerro Patascoy, cuja altitude é de 4.200 metros, com temperatura que chega até os 15 graus abaixo de zero, à pergunta dos jornalistas sobre o que opinava sobre as FARC, disse que sua opinião sobre essa guerrilha no importava, mas que não se pode negar a sua existência.
"Creio que o que eu pense da guerrilha das FARC em nada muda o rumo da historia da Colômbia. Simplesmente, existem na Colômbia, são uma realidade, por mais que se queira não se podem negar, por mais que pareçam invisíveis, mas ai estão".