Palestinos usam "Avatar" para protestar pela sua terra
Os palestinos da pequena cidade de Bi'lin, próximo à capital administrativa do território palestino, Ramallah, encontraram uma maneira original de chamar a atenção da mídia mundial para suas manifestações diárias, com protestos não violentos. Caracterizaram-se como os personagens Na'vi do filme Avatar, que lutam com armas rudimentares contra a invasão de uma civilização alienígena - a terráquea - muito superior tecnologicamente.
As metáforas do premiado filme de James Cameroon ganharam ali uma expressão bem direta e concreta.
Os manifestante protestam contra o muro construído para separar o território palestino daquele que os istraelenses entendem como seu, e onde instalaram assentamentos de colonos. Os protestos não-violentos tem crescido e ganho a adesão dos grupos políticos tradicionais, sobretudo o Fatah, o mais importante na Cisjordânia.
"Nós vamos transmitir a nossa mensagem de forma rápida e mostrar a violência dos soldados israelenses quando atacam os protestos não-violentos e atiraram nas pessoas", diz Iad Burnat, um dos líderes das manifestações, que têm, inclusive, atraído israelenses contrárias à ocupação da Palestina.
Fonte: http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2010/02/465198.shtml
Vídeo:
http://noticias.r7.com/internacional/noticias/palestinos-usam-personagens-de-avatar-para-protestar-20100219.html